A Prefeitura de Mogi das Cruzes participou, na manhã desta quarta-feira (2), de uma grande operação conjunta que flagrou um descarte de irregular de entulho em uma área de difícil acesso no Taboão. A operação contou também com a participação do Ministério Público, Delegacia do Meio Ambiente, Polícia Ambiental, Cetesb. O prefeito Caio Cunha (PODE) acompanhou o trabalho.
No local havia 18 veículos, sendo 16 caminhões e 2 máquinas, além de 10 pessoas que trabalhavam na área. O veículos e os funcionários serão encaminhados para a Delegacia do Meio Ambiente, onde o delegado decidirá sobre o procedimento a ser adotado e a situação de flagrante. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana também atuou no caso, providenciando a remoção das máquinas que atuavam no local.
O secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha, esteve no local na manhã desta quarta-feira e explicou que a Guarda Municipal já vinha investigando o caso há 40 dias e acionou os demais órgãos de fiscalização.
“Recebemos uma denúncia por meio da Patrulha Ambiental e realizamos uma operação conjunta bem-sucedida. Conseguimos realizar o flagrante, com veículos e pessoas executando o descarte dos materiais, em uma área isolada”, comentou.
Sardinha complementou dizendo que a área pertence a uma empresa que já foi utilizada no passado para extração de areia. A empresa recebeu autorização para realizar a recomposição da área, mas isso não ocorreu e o terreno estava recebendo descarte de diversos materiais – principalmente entulho de construção – o que acabou afetando uma área de manancial.
“As ações de fiscalização dessa natureza fazem parte da rotina da Guarda Municipal e têm como objetivo garantir o cumprimento da legislação. Temos uma equipe muito bem preparada. É um trabalho permanente e novas fiscalizações serão realizadas sempre que houver necessidade, para se evitar o surgimento de áreas irregulares de descarte como essa”, comentou.