Perda pode ocorrer por irresponsabilidade e falta de comprometimento das gestões anteriores que deixaram de abastecer a plataforma digital de Inventário Turístico do Estado
Da Redação / Foto: Divulgação
A falta de comprometimento e responsabilidade das gestões anteriores com o turismo pode custar caro à Poá. A cidade corre o risco de perder, a qualquer momento, o título de Estância Turística, segundo o alerta feito pelo Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), no início desta semana.
Desde a manhã de quarta-feira (8), uma força-tarefa em várias frentes foi montada para evitar esse desastre para o município, com a criação de um Comitê de Gestão de Crise. O prazo para o período de cadastro do ranqueamento das Estâncias Turísticas junto ao Governo do Estado foi encerrado no dia 4 de outubro de 2020.
De acordo com o secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Ariel Borges, desde 2018, quando teve início o primeiro ranqueamento de Estâncias Turísticas do Estado, a plataforma digital de Inventário Turístico Paulista da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens está sendo preenchida de forma irregular pelo município.
“As poucas informações sobre a gestão de recursos e investimentos que foram enviadas ao governo estadual, foram feitas de forma incorreta e, em muitos casos, tais informações sequer foram enviadas. Este descaso pode custar caro ao município que tem no Dadetur um grande parceiro, justamente por ser uma Estância Turística”, afirmou.
Ariel exemplificou a situação citando os anos de 2017 e 2018, onde a gestão da época informou que o município arrecadou R$0,00 com turismo. “Vale lembrar que nestes anos, foram realizados o Rock na Praça, Passos da Paixão e a Expoá (Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais de Poá). São eventos que atraem muitos turistas para a cidade, ou seja, não tem como falar que o município não arrecadou nada com o turismo. Esse é só um exemplo da falta de transparência que nos colocou nesta situação”, ressaltou.
De acordo com o diretor do Dadetur, Antonio Vaz Serralha, a má gestão dos recursos provenientes do Governo do Estado também pesou para que Poá esteja nesta situação. O grande número de pendências remanescentes de gestões anteriores, apontadas em projetos vinculados ao turismo, acumuladas ao fato da falta de transparência, durante os últimos cinco anos, podem retirar o município de Poá do quadro de Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo.