De janeiro a maio deste ano, o número de roubos e furtos de veículos de passeio no Alto Tietê caiu 13,48% em comparação a 2023. O levantamento foi realizado pela Ituran Brasil, empresa de monitoramento veicular, com dados fornecidos pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública) e validados pelo sistema da instituição. Os dados incluem também as ocorrências de Guarulhos e Santa Branca. O estudo mostra mudanças significativas na segurança veicular nas cidades da região.
Entre os municípios, Mogi das Cruzes se destaca pela redução de 42,5% nesse tipo de ocorrência. Em Ferraz de Vasconcelos a redução foi de 29,7% e, em Itaquaquecetuba, de 14,2%. Enquanto isso, Suzano assume a primeira colocação na lista, sendo a cidade com maior número de casos e a única com aumento de 6,5% em relação ao ano anterior, seguida por Itaquaquecetuba. Já Guararema e Biritiba Mirim são os municípios do Alto Tietê com menos registros.
Ao todo, 2.317 ocorrências foram registradas de janeiro a maio desse ano. Desse total, 20% representa casos de roubo, que é quando ocorre ameaça e violência, e 80% de furtos, sem violência. Os dados mostram que no período da noite, os casos acontecem com maior reincidência, e a quinta-feira é o dia com maior número de registros.
Confira a lista que mostra as variações nas ocorrências por modelo de veículo:
- Gol: Redução de 2,6%, mas continua liderando o ranking de ocorrências
- Corsa: Aumento de 11,59% nas ocorrências
- Fiat Uno: Redução de 29,29% nas ocorrências
- Palio: Redução de 38,38% nas ocorrências
- Argo: Aumento de 16,3% nas ocorrências
- Onix: Redução de 37,72% nas ocorrências
- Ford Ka: Redução de 22,3% nas ocorrências
- VW Fox: Aumento de 11,1% nas ocorrências
- HB20: Aumento de 2,3% nas ocorrências
- VW Voyage: Redução de 7,8% nas ocorrências