O número de reclamações sobre os serviços prestados pela Plena Saúde no site Reclame Aqui tem registrado um vertiginoso aumento nos últimos anos, tendo mais que dobrado entre 2023 e 2024. Esta é a terceira reportagem de uma série sobre a atuação da empresa que, além de oferecer atendimentos individuais e para empresas, detém contratos públicos em cidades do Alto Tietê e outras regiões do estado de São Paulo.
Depois de, nas últimas semanas, publicar relatos de conveniados ouvidos nas unidades físicas de Arujá e Mogi das Cruzes, a GAZETA foi à principal plataforma digital de avaliação de serviços do país. Nela é possível consultar reclamações de usuários, podendo identificar os tipos de críticas mais recorrentes, e como a empresa responde a elas.
Segundo a plataforma, houve um aumento considerável no número de reclamações entre os anos de 2023 e 2024, saltando de 1.388 para 3.658. Nos últimos 12 meses, 4.148 reclamações foram enviadas à plataforma sobra a Plena Saúde; nos últimos seis meses, 2.305.
Ao analisar as queixas protocoladas no Reclame Aqui, nota-se uma consonância com as publicadas pelo jornal, sendo o agendamento de consultas, exames e cirurgias o alvo mais recorrente, assim como o atendimento robotizado via ligação ou Whatsapp.
“Preciso de retorno em ginecologista e não consigo marcar pelo aplicativo até só tem para daqui meses na minha região. E no WhatsApp eles não respondem. Simplesmente estressante!”, diz uma das manifestações publicadas no site, no último dia 23. A este internauta, a empresa respondeu: “Direcionamos sua manifestação aos responsáveis para conhecimento do ocorrido e desde já nos garantiu que todas as providencias estão sendo tomadas para melhorias nos atendimentos.”
Em outro caso, do último dia 26, quando uma conveniada se queixou de não conseguir agendar exames, a Plena seguiu a mesma linha de resposta – “Direcionamos sua manifestação para a área responsável para as devidas providencias” –, mas foi rebatida: “Continuo sem receber nenhum contato para resolver essa reclamação! Reintero que, desde do dia 10 estou aguardando retorno para uma CONSULTA com ortopedista… E seguem sem agenda…”
SILÊNCIO DA EMPRESA – A GAZETA procurou a Plena Saúde para se manifestar sobre o número de reclamações, mas não recebeu resposta alguma até o fechamento desta edição.