Na madrugada desta quarta-feira (19), o ex-governador de São Paulo Claudio Lembo faleceu em sua casa, na capital paulista, aos 90 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada pela família e o velório está sendo realizado no Hall Monumental da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), até 15h.
Lembo foi eleito vice-governador na chapa em que Geraldo Alckmin (PSB) foi eleito em 2002. Ele assumiu o cargo em março de 2006, quando Alckmin o deixou para concorrer à Presidência da República.
Ele estava no posto de Governador quando, em 2006, ocorreu a primeira onda de ataques do PCC a policiais, ônibus e autoridades de São Paulo.
Nascido em 12 de outubro de 1934 na capital paulista, Lembo também foi secretário municipal da cidade de São Paulo em várias gestões de diferentes prefeitos. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela USP (Universidade de São Paulo), Lembo se tornou Doutor em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, da qual também foi reitor.
Claudio Lembo faleceu filiado ao PSD (Partido Social Democrático), partido que ajudou a fundar e estabelecer no estado. Ele foi também um dos fundadores do antigo DEM.