Neste sábado tem início o prazo para os partidos, federações e coligações definirem oficialmente os nomes dos candidatos que disputarão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores, que irão concorrer nas eleições de 6 de outubro (onde não houver possibilidade de segundo turno) e 27 de outubro (para as cidades com chance de dois turnos).
Trata-se de um momento crucial no processo eleitoral por conta dessa definição. A partir dessas convenções, os eleitores terão, finalmente, um panorama claro das opções disponíveis para exercer seu direito democrático de escolha.
As convenções não apenas confirmam os candidatos, mas também preparam caminho para a próxima fase, a da campanha propriamente dita, quando se abre o caminho para uma maior proximidade entre eleitores e postulantes aos cargos públicos.
Desde já, no entanto, está dada uma oportunidade ímpar para que os cidadãos comecem a conhecer, de forma detalhada, as propostas e os compromissos que cada candidato assume em relação às demandas da comunidade. Já é um momento para questionar, sugerir e se envolver diretamente na construção do futuro da cidade.
Com o início das convenções partidárias, a campanha não começa ainda, mas começa o tempo de reflexão e análise. Os eleitores devem aproveitar esse momento para já se munir de informações e fazer escolhas que contribuam para um cenário político mais justo e representativo. Afinal, a qualidade da administração pública nos próximos anos dependerá das decisões tomadas nas urnas em outubro.




