Na última quinta-feira (18), a prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), lançou o Smart Mogi, um sistema moderno de monitoramento integrado ao Muralha Paulista da Secretaria de Segurança do Governo do Estado de São Paulo. A tecnologia promete mais agilidade e precisão na localização de pessoas procuradas pela Justiça e de veículos com registros de ocorrência criminal.
O Smart Mogi possibilita a consulta de dados de pessoas e veículos, algo que antes não era possível, incluindo histórico criminal, informações de veículos, e-mails, telefones e dados de pessoas desaparecidas. Essas consultas proporcionam uma base completa de informações, garantindo mais eficiência na atuação das equipes de segurança.
O sistema também monitora todos os veículos cadastrados nos bancos de dados estaduais e federais. Quando um veículo entra na cidade, as câmeras de monitoramento enviam alertas automáticos, facilitando a comunicação entre a GCM, a PM e outras forças de segurança.
Além disso, o Smart Mogi possui tecnologia de reconhecimento facial: quando uma pessoa passa em frente a uma câmera, sua imagem é capturada e verificada imediatamente no banco de dados estadual. Caso haja mandado de prisão ativo, o sistema gera retorno instantâneo, permitindo o acionamento rápido de apoio policial para abordagem.
Para garantir o uso seguro e legal dos dados, todos os guardas municipais assinam termos de compromisso e responsabilidade, e há uma checagem adicional nos terminais para confirmar se a pessoa está realmente procurada pela Justiça.
Ao todo, Mogi conta com 658 câmeras, sendo 210 com reconhecimento facial em pontos estratégicos da cidade, além de outras 448 voltadas ao monitoramento e à leitura automática de placas de veículos.
A iniciativa é resultado de uma parceria da Prefeitura de Mogi das Cruzes com o Governo do Estado, que fornece acesso a bancos de dados oficiais e apoia ações integradas entre a Guarda Civil Municipal e as polícias, fortalecendo o combate à criminalidade.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Gilberto Ito, o sistema está em funcionamento em fase de testes desde agosto. Nesse período, o novo sistema já possibilitou a captura de dez pessoas procuradas pela Justiça. “É um sistema eficiente que realmente vai contribuir muito com a segurança da nossa cidade.”
Para a prefeita Mara Bertaiolli, a medida é mais um passo rumo ao objetivo da gestão: garantir a segurança de cada mogiano: “As pessoas precisam sair de seus trabalhos com a certeza de que chegarão em segurança em suas casas. É fundamental que o comerciante saiba que pode abrir sua loja e atender seus clientes sem preocupações. Essa é a nossa responsabilidade. Vamos cuidar e respeitar cada mogiano, investindo cada vez mais na Guarda Municipal, para que todos possam viver com segurança em Mogi”.
Prefeitura fortalece segurança com SOS Mulher e reforço para a GCM
Desde o início de sua gestão, a prefeita Mara Bertaiolli (PL) vem promovendo uma série de investimentos e ações estratégicas para fortalecer a segurança pública no município.
Logo no início do ano, a administração municipal investiu cerca de R$ 1,7 milhão na aquisição de equipamentos, fardamentos e acessórios para os agentes da GCM. Com isso, 64 guardas que antes atuavam apenas em funções administrativas puderam ser liberados para atividades operacionais, reforçando o efetivo nas ruas e ampliando a sensação de segurança da população.
Outra iniciativa importante foi a revitalização e a reabertura da base da GCM na Praça Oswaldo Cruz, um dos pontos mais tradicionais da cidade.
A gestão também implantou o aplicativo SOS Mulher Mogiana, que oferece suporte imediato a mulheres com medidas protetivas concedidas pela Justiça. Atualmente, mais de 280 mulheres vítimas de violência doméstica contam com esse recurso, que funciona como um botão de pânico, acionando rapidamente as equipes da GCM em casos de emergência.
Para reforçar ainda mais o policiamento nas ruas, a administração criou a DEAC (Diária Especial por Atividade Complementar), medida que aumentou em cerca de 20% a 25% a capacidade operacional da GCM, com investimento mensal de R$ 240 mil. A iniciativa garante mais agentes atuando diretamente no patrulhamento e no atendimento à população.
Com essas medidas, o secretário de Segurança Pública afirma que os índices no município estão melhorando. “Em julho, por exemplo, segundo dados da SSP, os casos de roubo reduziram cerca de 15%, enquanto os furtos diminuíram mais de 16%. Todas as ações implementadas pela gestão contribuíram para essa redução”.