Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mogi das Cruzes municipaliza processos de licenciamento ambiental de alto impacto

Processos que até então dependiam da Cetesb serão atendidos pela Prefeitura
Parceria entre prefeitura e Cetesb foi fechada na sexta-feira (29) / Foto: Bruno Arib

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Mogi das Cruzes oficializou parceria com a Cetesb na manhã de sexta-feira (29). A municipalização do Licenciamento Ambiental de Alto Impacto permitirá mais agilidade na análise e deliberação das solicitações em empresas privadas e também de obras públicas. A expectativa é de que a cidade comece a executar o serviço em outubro.

Ao todo, 69 cidades do Estado de São Paulo são atendidas pela Companhia, servindo, aproximadamente, 2,7 milhões de habitantes. Com isso, o número de processos recebidos por ano ultrapassa os 20 mil, gerando lentidão na aprovação para o início das obras, não só em Mogi, como em outras cidades.

Segundo o prefeito Caio Cunha (PODE), a municipalização do licenciamento é de grande responsabilidade e um enorme avanço para a cidade.

“Com isso a nossa cidade ganha mais agilidade e mais autonomia para tomar iniciativas relacionadas ao licenciamento ambiental. A gente sabe que a Cetesb absorve muitas cidades do estado de São Paulo e por conta disso não tem a velocidade que o empreendedor ou que a própria cidade gostaria que tivesse”, explicou.

O trabalho tem sido acompanhado pela Cetesb, que disponibilizou um curso para capacitar a secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Ionara Amélia Fernandes. Para contribuir na realização dos licenciamentos, só na cidade serão acrescentados mais 15 técnicos.

No evento também esteve presente o presidente da Cetesb, Thomaz Miazaki de Toledo, que comentou sobre a solução adotada. 

“O principal desafio que a gente tem na aplicação da legislação ambiental no nosso país é um desafio operacional. A gente necessita de mais esforços, mais energia, e mais servidores para poder trabalhar na aplicação da legislação ambiental”

Durante o evento, também foi anunciado que a Cetesb receberá um novo espaço para a agência em Mogi, que atende também outras cidades do Alto Tietê.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade