A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Mogi das Cruzes iniciou, nesta segunda-feira (10), intervenções para a melhoria da fluidez de veículos quer deixam a região leste da cidade nos horários de pico da manhã, entre 7h e 9h. As medidas incluem a implantação de faixas reversíveis e a revisão do sistema semafórico, com adequação no tempo de abertura e fechamento dos equipamentos.
As intervenções estão sendo adotadas após levantamentos técnicos e estudos realizados na última semana, já levando em conta a ampliação no número de veículos circulando nos horários de pico devido ao retorno das aulas nas escolas da cidade.
“As vias que ligam a Região Leste ao Centro de Mogi das Cruzes possuem um volume intenso de veículos, principalmente nos horários de pico da manhã, o que traz problemas para a fluidez. A equipe técnica da Secretaria de Mobilidade Urbana está trabalhando sobre este problema, realizando levantamentos, estudos e intervenções que levam em conta todo o sistema, para buscar oferecer mais fluidez e segurança aos motoristas e motociclistas que circulam por estas vias”, destacou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Ary Kamiyama, lembrando que o acompanhamento nos locais continua sendo feito.
Para o corredor da Avenida João XXIII, os semáforos existentes nos cruzamentos com a Rua Júlio Perotti e com a Avenida Santa Rita passaram por readequação de tempo, para aumentar a fluidez para os motoristas que deixam o distrito de César de Souza em direção à região central.
Além disso, foi implantada uma faixa reversível na Avenida Engenheiro Miguel Gemma, no trecho entre a Rua Júlio Perotti e a Avenida Santa Rita. A medida será adotada de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, no sentido bairro-centro, e poderá ser usada por veículos leves.
Durante o período de validade da faixa reversível, os motoristas de veículos leves que trafegam no sentido bairro-centro da Avenida Engenheiro Miguel Gemma poderm continuar na via após o encontro com a Rua Júlio Perotti e chegar à Avenida Santa Rita. De lá, eles poderão utilizar a via para acessar a Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães ou seguir para a região central pelo bairro do Socorro.
“A implantação da faixa reversível auxilia diminuindo o número de veículos que deixam a Avenida Engenheiro Miguel Gemma e acessam a Avenida João XXIII. Com isso, é possível melhorar os tempos semafóricos e a fluidez para quem vem de César de Souza”, explicou o secretário.
Caminhões e ônibus não podem circular a faixa reversível. Assim, estes veículos e os motoristas que têm com destino César de Souza permanecerão utilizando a Rua Júlio Perotti e, posteriormente, a Avenida João XXIII.
Avenida Pedro Romero
Já na Avenida Pedro Romero, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana implantou uma faixa reversível no trecho que passa pelos equipamentos de saúde existentes na via. A medida também é válida entre as 7h e as 9h, no sentido César de Souza-Rodeio.
“Esta faixa reversível auxilia na fluidez da Avenida Pedro Romero, já que, a partir da curva, cria-se um fluxo contínuo em duas faixas até a rotatória, evitando o estreitamento de pista próximo aos equipamentos de saúde, que causava lentidão”, disse o secretário.
Ele lembrou ainda que, com a melhoria no fluxo de veículos na Avenida Pedro Romero, ela passa a ser uma alternativa para os motoristas que deixam a Região Leste da cidade pela avenida Francisco Rodrigues Filho.
Mais informações sobre o trânsito em Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo telefone 0800 77 30 194.