Uma onda de calor extremo se aproxima do Brasil e deve bater recordes de temperaturas “para o mês de setembro e talvez até absolutos” em todas as regiões do país. A informação vem do MetSul Meteorologia, plataforma referência em pesquisa meteorológica.
São diversos estados em que o fenômeno poderá ser sentido, com destaque para o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão, onde os termômetros podem se aproximar – ou até ultrapassar – dos 40ºC.
De acordo com a plataforma, o “centro da grande cúpula” de calor deve se concentrar entre o Paraguai e os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde a temperatura pode bater entre 43ºC e 45ºC.
O pico de altas temperaturas está previsto para a segunda metade desta semana e início da próxima.
Recordes Históricos
A capital paulista está entre os locais onde o recorde de maior temperatura já registrado pode ser quebrado. Até o momento, o posto pertence aos 37,8ºC registrados no dia 17 de outubro de 2014; a maior temperatura para o mês de setembro foi 37,1ºC, de 30 de setembro de 2020.