A prefeita eleita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), e seu vice, Téo Cusatis (PSD), estão participando do “Seminário sobre Transição de Governos Municipais”, organizado pelo Insper e pela FGV. O evento acontece nesta terça-feira e quarta (29/10 e 30/10, respectivamente), na capital paulista. A exposição de terça contou com a participação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB).
No primeiro dia de evento, pesquisadores e especialistas em Gestão Governamental debateram pontos importantes com o público presente e compartilharam experiências de sucesso que podem ser aplicadas na prática. Políticas de transição, composição de Secretariado Municipal e a construção de gestões democráticas foram alguns dos temas que pautaram o seminário na terça-feira, realizado das 14h às 17h, na FGV, na Bela Vista.
A ministra Simone Tebet, que já foi prefeita por dois mandatos, além de deputada estadual e senadora da República, encerrou o painel “A Política nas Transições Governamentais”, por vídeo-conferência.
Primeira mulher eleita prefeita na história de Mogi, Mara estará com Cusatis nesta quarta, em São Paulo, para a segunda etapa do seminário, que será abrigado no Insper, na Vila Olímpia. Neusa Marialva, integrante do grupo de transição da liberal, também participa das atividades.
“O seminário tem sido esclarecedor. Estamos buscando informação técnica para escolhermos os melhores caminhos e fazermos uma transição transparente, clara e que nos ajude no momento em que tomarmos posse para gerir a cidade”, avalia Mara.
O último painel do evento organizado pelo Insper e pela FGV acontece nesta quarta-feira, das 9h30 às 14h. “A Gestão nas Transições Governamentais” terá à frente o secretário de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento e Orçamento, João Villaverde, além de Vivian Satiro, do Insper; Fernando Coelho, da USP; Alketa Peci, da FGV; Maria do Carmo Toledo Cruz, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp) e da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid); Fernando Abrucio, da FGV; Luís Paulo Bresciani, da FGV; e Marcelo Marchesini, do Insper.
Transição
No último dia 25, Mara e Cusatis se reuniram com o atual prefeito de Mogi, Caio Cunha (PODE), e entregaram um documento, oficializando a primeira fase da transição de governo. Nele, constam pedidos de relatórios que envolvem as áreas financeira e administrativa do Paço Municipal. No ofício, a prefeita eleita para o mandato 2025/2028 ainda solicita dados a respeito da atual situação do departamento pessoal, de contratos e de convênios firmados pelo Executivo, nos últimos quatro anos.
Na oportunidade, também foram definidos nomes indicados por Mara para compor a Comissão de Transição, coordenada por Cusatis.
“Compromisso e Amor por Mogi”
Mara Bertaiolli venceu as eleições à majoritária, já em primeiro turno (6/10), com 51,08% dos votos válidos (113.271 votos). Com Téo Cusatis na vice, a liberal disputou o pleito liderando a coligação “Compromisso e Amor por Mogi”, que uniu os maiores partidos de direita, de centro-direita e de centro do Brasil: PL, PSD, MDB, Progressistas, União Brasil e Republicanos.





