Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Lula visita a Argentina em primeira viagem como Presidente

Com debate sobre moeda comum e encontro com Maduro, compromissos marcam retomada de relações na América Latina

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Na noite deste domingo (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu início a uma série de compromissos visitando países vizinhos. Esta, que é a primeira viagem do petista desde que assumiu o cargo de mandatário do país, começou por Buenos Aires, onde ele se reúne com o presidente argentino, Alberto Fernández, e sua vice, Cristina Kirchner, além de outros líderes do continente, como o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e o cubano, Miguel Díaz-Canel.

A turnê representa o início de uma nova fase da diplomacia brasileira após o fim do governo de Jair Bolsonaro (PL), que tomou decisões que estremeceram acordos com países de todo o mundo, mas principalmente com os vizinhos latinos, principais alvos do isolamento. O maior exemplo disso é justamente Maduro, que a gestão terminada no último dia 31 nem reconhecia enquanto governante legítimo.

Na Argentina, Lula e Fernández debatem a criação de uma moeda comum entre países sul-americanos para transações comerciais e financeiras. De acordo com os chefes-de-estado, em artigo conjunto assinado no jornal argentino Perfil, o objetivo inicial não é fazer com que os países deixem de usar suas próprias moedas — o real e o peso argentino —, mas sim formatar uma moeda comum para as transações comerciais entre eles, sem depender do dólar.

Nesta segunda-feira (23), acontecem as reuniões com os líderes já citados. Na terça-feira (24), Lula participa da reunião de cúpula da CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). Na quarta-feira (25), o presidente segue viagem para o Uruguai, onde se reunirá com o chefe do Executivo no país, Luis Alberto Lacalle Pou, além de visitar o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica.

A comitiva brasileira é composta por, além de Lula e a Primeira-dama, Rosangela Lula da Silva, a Janja, seis ministros, sendo eles Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Nísia Trindade (Saúde), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social).

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

daredacao
Reportagens - 11956

Leia Também

Publicidade