Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Líder na região, Mogi das Cruzes é responsável por mais de 50% dos empregos gerados no Alto Tietê

Mogi registrou a criação de 1.967 novos empregos em janeiro e fevereiro, de acordo com o Caged
Somadas todas as cidades da região, foram criados 3.911 postos de trabalho / Foto: Warley Kenji/PMMC

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Mogi das Cruzes foi responsável por mais da metade dos empregos gerados na região do Alto Tietê nos dois primeiros meses de 2024. Em janeiro e fevereiro, a cidade chegou à marca de 1.967 novos postos de trabalho com carteira assinada, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal, divulgados na tarde de quarta-feira (27). 

O índice de Mogi das Cruzes representa 50,30% da geração de emprego dos dez municípios do Alto Tietê. Somadas todas as cidades da região, foram criados 3.911 postos de trabalho.

Os números de janeiro e fevereiro deste ano foram o melhor resultado alcançado por Mogi das Cruzes na geração de empregos nos últimos cinco anos. O índice de 1.967 novos postos de trabalho é 28,65% maior que o saldo registrado em 2022, que até então era o melhor do levantamento, e 46,68% superior a 2020.

“As iniciativas da Prefeitura de Mogi das Cruzes, como os programas de incentivo voltados à geração de oportunidades de emprego, apoio ao empreendedorismo e à formação e capacitação trazem este resultado positivo. A cidade segue como um local atrativo para investimentos, mantendo nossa economia forte e aquecida”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli. 

Considerando apenas o resultado de fevereiro, Mogi das Cruzes gerou 998 novos empregos e foi líder entre os municípios do Alto Tietê. Os destaques foram o Setor de Serviços, com 638 novas vagas, a Indústria, com 159 postos de trabalho, e a Construção Civil, com 153.

Na análise dos números do Setor de Serviços, os melhores números ficaram na geração de emprego na Administração Pública, com 212 contratações, e nas admissões na área de informação, comunicação e atividades financeiras, mobiliárias, profissionais e administrativas, com 213 contratações.

Na Indústria, o destaque ficou por conta de indústrias de transformação, enquanto na construção civil, a área de construção de edifícios teve o melhor resultado.

Em relação a janeiro, Mogi das Cruzes contratou mais na indústria (crescimento de 24,22%), na agricultura (crescimento de 20%), na construção civil (crescimento de 6,25%) e no comércio, que passou de um saldo negativo de 47 vagas em janeiro para positivo de 19 empregos em fevereiro.

Ações

A Prefeitura desenvolve ações para conectar as necessidades de contratação das empresas com a formação de mão de obra, além de promover incentivos fiscais como o Promae e a lei que autoriza a redução de tributos na cidade para empresas que prestam serviços ligados à tecnologia da informação e comunicação.

Além destas ações, para facilitar o acesso dos mogianos às vagas do mercado de trabalho, foi criado o programa Mogi Conecta Emprego, que possui unidades localizadas nos terminais Central e Estudantes e no CIC de Jundiapeba.

As estruturas reúnem serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e por parceiros, como as unidades do programa Sebrae Aqui, que ficam no Terminal Central e no CIC. O serviço voltado à empregabilidade também pode ser acessado pela internet, no site.

Saldo de janeiro e fevereiro de 2024 – Mogi das Cruzes e demais cidades do Alto Tietê:

Arujá: 260

Biritiba Mirim: 22

Ferraz de Vasconcelos: 510

Guararema: 118

Itaquaquecetuba: 539

Mogi das Cruzes: 1.967

Poá: 371

Salesópolis: 42

Santa Isabel: 82

Suzano: -24

Saldo de fevereiro de 2024 – Mogi das Cruzes e demais cidades do Alto Tietê:

Arujá: 247

Biritiba Mirim: 13

Ferraz de Vasconcelos: 148

Guararema: 149

Itaquaquecetuba: 392

Mogi das Cruzes: 998

Poá: 110

Salesópolis: 35

Santa Isabel: 71

Suzano: 133

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade