Colaboradores da empresa estão na linha de frente de força tarefa de limpeza do município; 20 bairros já receberam ação
Por Lailson Nascimento / Foto: Bruno Arib
De domingo a domingo, dezenas de trabalhadores vestidos com uniformes laranjas ocupam os quatro cantos de Itaquaquecetuba. Em um curto intervalo de tempo, surpreendem quem tem o costume de circular pela cidade, pois conseguem transformar áreas até então tomadas pela sujeira em ambientes totalmente limpos. O trabalho é resultado de uma força tarefa exigida pela gestão Eduardo Boigues (PP) à empresa Peralta Ambiental, responsável pelos serviços de capinação e varrição no município.
Desde janeiro, a força tarefa vem mantendo uma média mensal de 3,4 mil toneladas de resíduos e matos retirados das ruas de Itaquá. Segundo a https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração municipal, o serviço já foi realizado em mais de 20 bairros, além de ter atendido escolas municipais. Devido à extensão territorial, o cronograma segue atendendo toda a cidade.
De acordo com o diretor da filial da Peralta em Itaquá, Rodrigo Gonçalves, foi preciso reforçar o quadro de colaboradores para atender o pedido da prefeitura.
“O prefeito solicitou um acréscimo de funcionários para o serviço de varrição e capinação, além de exigir a limpeza de bueiros. Hoje temos mais 40 funcionários para esse tipo de serviço. Tínhamos 220 e passamos a contar com 260 funcionários, sendo 40 funcionários exclusivos para a capinação.”
Ao reconhecer que existia um déficit de zeladoria, a empresa passou a coordenar os mutirões de limpeza, inclusive aumentando equipamentos para o serviço, como é o caso de um caminhão compactador para poda e um caminhão basculante para fazer limpeza de bueiros. “A empresa está contente de atuar em Itaquá. A sensação é bem satisfatória, porque a gente está aqui para deixar a cidade limpa”, resumiu Gonçalves.
Ao antecipar que a https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração municipal deve inaugurar oito ecopontos ainda esse ano, o diretor da Peralta lembrou a importância da participação da população no processo de limpeza.
“A gente está contando muito com a ajuda da prefeitura, porque sem a fiscalização também não é possível executar o serviço. E também contamos com a população, pois ela é peça chave para que isso aconteça. Se a população não ajudar, a gente vai ficar só patinando.”
Segundo a prefeitura, já foram feitas seis notificações contra descarte irregular de lixo e 32 denúncias atendidas. Para contribuir, além de descartar lixos e outros materiais apenas no ecoponto da cidade, que está localizado na Rua Jacamim, 350, no bairro Jardim Odete, a população pode acionar a GCM por meio de denúncia no 153. “Vale ressaltar que é importante que seja feita uma foto ou vídeo que identifique o descarte de lixo, bem como a placa do veículo”, concluiu.
Uma resposta
Eu gostaria muito de fazer parte do quadro de funcionario desta empresa como motorista tenho curso do mopp atualizado cat D sera um prazer