A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba, no último dia 30, realizou no Centro de Convivência da Melhor Idade o lançamento do programa federal e da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) Criança Feliz. A principal ação do projeto é a realização de visitas domiciliares nos lares de crianças inscritas no programa.
Por meio das visitas, as equipes fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil. Elas representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida e favorecem um reconhecimento mais preciso das características e necessidades de cada família, resultando em propostas de intervenção singulares, pertinentes a cada realidade.
De acordo com Cláudia Braz Marzagão, secretária de Desenvolvimento Social, as atividades serão desenvolvidas através da necessidade de cada criança.
“A ideia do programa é trabalhar o desenvolvimento único de cada criança.”

Os interessados em participar e receber as visitas devem realizar a inscrição em uma unidade do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) do município, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Ao todo, serão 500 famílias atendidas no início deste projeto, que contemplará crianças de 0 a 3 anos.
Segundo o prefeito Eduardo Boigues (PP), um dos objetivos do programa é reduzir a vulnerabilidade social das crianças de Itaquaquecetuba, e dar melhores condições de vida para elas durante o crescimento.
“Nós vamos estar atuando para que as crianças possam crescer sendo bem alimentadas, para que elas desenvolvam melhor a parte psicomotora, que possibilite uma juventude de melhor qualidade.”
