15/03/2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Dra Silmara Marcelino, delegada das DDMs de Mogi das Cruzes e Suzano
Confira vagas para cada município e onlne

Itaquá inaugura seu 11º Ecoponto, no Jd. Tropical, e se torna liderança ambiental

Política de Ecopontos, até então inédita, marca avanços nas questões ambiental, de saúde e de enfrentamento a enchentes

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Na tarde de quarta-feira (24), a Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou o Ecoponto do Jardim Tropical, sendo essa a 11ª unidade deste equipamento cuja finalidade é proporcionar o descarte correto de resíduos. A inauguração do serviço marca a posição da cidade na região do Alto Tietê como líder nos esforços ambientais, sendo a cidade que mais conta com Ecopontos.

Até 2021, quando se iniciou a gestão Eduardo Boigues (PP), a cidade não contava com nenhum equipamento do tipo, ficando marcada por uma cultura de descartes irregulares e “bota-foras”. Os efeitos dessa cultura, no entanto, se mostram nocivos de diversas formas, como destacou o prefeito:

“Quando nós assumimos, em janeiro de 2021, não havia nenhum ponto de descarte regular e as pessoas acabavam jogando seus restos de construção civil, móveis, lixos, tudo nas calçadas, rios, córregos, mananciais, e a gente fica muito feliz com essa política tão importante para cuidar de Itaquaquecetuba e do nosso meio ambiente.”

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente e Saneamento, Yasmim Zampieri, esta inauguração marca apenas a “metade do caminho”, já que o acordo firmado entre a municipalidade e a empresa Peralta Ambiental, responsável pela coleta de lixo e limpeza urbana da cidade, é que sejam implementados 22 Ecopontos até o final de 2024. Graças ao formato de PPP (Parceria Público-Privada), as construções de todas as unidades são e serão custeadas inteiramente pela Peralta.

Segundo Zampieri, os próximos 11 serão distribuídos em toda a cidade, em áreas que ela chamou de “pontos viciados de descarte”.

ATENÇÃO INÉDITA – Durante o evento de inauguração, o vereador e autor da propositura que deu origem ao Ecoponto Jd Tropical, Edson Moura (PL), ressaltou o fato deste ser o primeiro prédio público do bairro. Além da construção do Ecoponto, a região também passou por trabalhos de recapeamento em vias esburacadas e teve lâmpadas de LED instaladas nos postes.

Em sua fala, o prefeito anunciou que, no terreno exatamente ao lado do Ecoponto, será construída uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde). Ainda não há definição de prazos, mas, de acordo com Boigues, a expectativa é que as obras iniciem nos próximos meses e a inauguração aconteça em 2024.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *