Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Itaquá anuncia programa estadual que ajudará na retomada da produção rural

À GAZETA, secretário falou sobre a chegada do “Rotas Rurais” e o projeto para resgatar a agricultura na cidade

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Na última quarta-feira (15), foi publicado no Diário Oficial de Itaquaquecetuba o início do convênio entre a prefeitura e o Governo do Estado para o programa Rotas Rurais. Para o secretário municipal de Abastecimento, Segurança Alimentar e Agricultura, Aparecido Ribeiro de Almeida, o Magrão, este representa um passo importante para a cidade em diversos aspectos.

A ideia geral do programa é iniciar um processo de reestruturação das áreas agrícolas, levando coisas como asfalto e iluminação, por exemplo, para assim fortalecer a atividade. A primeira fase, prevista para começar nas próximas semanas, consiste em um mapeamento feito pelo estado das propriedades rurais, principalmente as mais afastadas e que não contam nem com um CEP, fornecendo um código que funcionará como um endereço para cada.

À GAZETA, Magrão classificou o Rotas Rurais como um marco para o projeto dele e da gestão de Eduardo Boigues (PP) de recuperar a escassa produção agrícola itaquaquecetubense.

“Na década de 70, Itaquá tornou-se 100% urbana, porém nós sabemos que ainda tem alguns remanescentes de agricultura, então nós queremos fazer um processo inverso do que aconteceu em 70. Nós estamos trabalhando para reconhecer, cadastrar esses agricultores e, no Plano Diretor, propormos fazer essa alteração, voltar a ter área agriculturável”, disse.

O plano é incentivar a produção agrícola em áreas que ocupam a várzea do rio Tietê, o que, de acordo com ele, traria benefícios multifatoriais, desde a questão do abastecimento de alimentos, até a coibição de ocupações irregulares, evitando enchentes e ajudando na recuperação do rio.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Publicidade