Moradores de três distritos dizem que atividade está sendo bem desenvolvida e que vai melhorar
Por Aristides Barros / Foto: Bruno Arib

A GAZETA direcionou sua equipe de reportagem nessa sexta-feira (20) aos distritos de Brás Cubas, Jundiapeba e César de Souza para saber dos moradores como eles estão avaliando os trabalhos realizados pela Peralta Ambiental, que assumiu o serviço de limpeza pública de Mogi das Cruzes há exatamente duas semanas.
Em Jundiapeba, o ajudante geral Fernando Pereira Antunes, 39 anos, disse que a coleta ainda não está como antes. “A empresa ainda está se adequando, mas até que está boa”, observou. O cabeleireiro Hélio Souza, 36, concordou: “No começo atrasou um pouco, mas a coleta está normal.”
O gerente de supermercado Ilder Jeferson de Santana Barbosa, 29, ponderou: “Devido ao supermercado gerar muitos resíduos, preocupou bastante esse início de trabalho da empresa. Mas não estamos tendo problema com ela, a coleta está acontecendo e o serviço está bom”, disse. Já o comerciante Luiz da Silva, 28, foi sucinto: “O trabalho está bom”.
No Distrito de Brás Cubas, o também comerciante Juarez Lúcio de Segna, 58, relatou: “No começo estava meio complicado, mas agora já melhorou bastante e a varrição de rua está boa. A tendência é melhorar o trabalho à medida que a empresa for se entrosando com a cidade. Sei que tem gente que reclama. Mas, a minha opinião é que o trabalho está bom”, assinalou.
O cabeleireiro Junior Plausino, 31, morador do Conjunto Santo Ângelo, disse que nem sentiu que houve diferença na troca de empresa. “O serviço está bom, a gente aqui só percebeu que o caminhão está um pouco mais demorado. Fora isso, a coleta segue sem problemas”, pontuou.
No outro extremo da cidade, em César de Souza, o comerciante José Carlos dos Reis, 46, reconheceu que, pelo início das atividades, a empresa teve um pouco de dificuldades. “Mas, como costumam dizer, todo início é difícil e, no momento, o serviço está bom”, argumentou.
“A tendência é melhorar o trabalho à medida que a empresa for se entrosando com a cidade.” | Foto: Laerton Santos “Devido ao supermercado gerar muitos resíduos, preocupou esse início. Mas não estamos tendo problemas.” | Foto: Laerton Santos “Como costumam dizer, todo início é difícil e, no momento, o serviço está bom.” | Laerton Santos
Atrasos na coleta geram reclamações e críticas são lançadas contra a empresa
Embora a maioria dos entrevistados reconheça as dificuldades iniciais da Peralta Ambiental, alguns deles não falam em tom amistoso.

No Jardim Planalto – Distrito de Brás Cubas – a gerente de padaria Priscila de Freitas, 39, conta: “A antiga empresa tinha horário fixo, passava às 8 horas e não falhava”. E continuou: “Agora a coleta é segunda, quarta e sexta e o caminhão passa às 15 horas. É ruim porque a gente coloca o lixo lá fora e os cachorros mexem e as pessoas em situação de rua deixam tudo revirado. Infelizmente o serviço está ruim”, falou.
Procurada para se posicionar, a Peralta, por meio do diretor de operação Robson Bellardi, destacou que a coleta nesses bairros está normal e que a alteração no sistema de trabalho ainda não está sendo assimilada pelos moradores. “Pode ser que nesses bairros a outra empresa passava mais cedo e, agora, a Peralta passa mais tarde”, informou. (A.B.)