Governo de SP eleva Guararema à categoria de Estância Turística

Projeto encaminhado à Alesp atualiza o ranqueamento dos municípios e eleva oito cidades a estância
Vista de Guararema, elevada à categoria de Estância Turística pelo Governo de SP
Guararema agora ocupa a 11ª posição entre as Estâncias Turísticas | Foto: Divulgação - PMG

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

O Governo do Estado de São Paulo encaminhou à Assembleia Legislativa (Alesp) o Projeto de Lei (PL) que atualiza o ranqueamento dos Municípios Turísticos e amplia de 70 para 78 o número de Estâncias Turísticas paulistas. Entre as cidades contempladas está Guararema, que deixa a condição de Município de Interesse Turístico (MIT) e passa a integrar o grupo de Estâncias Turísticas, ocupando a 11ª posição no ranking estadual.

A proposta utiliza os estudos técnicos da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), responsável pela classificação e revisão periódica dos municípios turísticos.

Com o novo ranqueamento, oito Municípios de Interesse Turístico (MITs) foram promovidos à categoria de Estância após cumprirem integralmente os critérios legais. As oito estâncias com menor pontuação, que em ciclos anteriores poderiam retornar à condição de MIT, foram mantidas, já que a legislação permite até 80 Estâncias Turísticas no estado.

A nova configuração passa a contemplar 78 Estâncias Turísticas e 136 MITs, todos com acesso aos recursos destinados a obras de infraestrutura turística por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), vinculado à Setur-SP. A atualização consolida o ciclo de ranqueamento 2024/2025.

“São Paulo reconhece o potencial turístico dos seus municípios e tem valorizado toda a cadeia que hoje representa quase 10% do PIB do estado. Ao ampliar o número de Estâncias Turísticas e atualizar a classificação dos MITs, o Estado fortalece sua estratégia de desenvolvimento regional, oferecendo mais estabilidade aos municípios contemplados e aprimorando o direcionamento dos recursos do Dadetur, destinados a obras de infraestrutura turística, sinalização, equipamentos e qualificação”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

Guararema

Conhecida como “Pérola do Vale”, Guararema se destaca pela beleza natural e pelo patrimônio arquitetônico preservado. Ao longo dos anos, tornou-se um dos destinos mais conhecidos do Alto Tietê, com um turismo acolhedor e forte tradição nas festas de fim de ano, que atraem visitantes de diversas regiões.

Após a divulgação do novo ranking e da possibilidade de elevação à categoria de Estância, o prefeito José Luiz Eroles Freire (PL), o Zé, comentou a importância do reconhecimento:

“Nossa expectativa para essa conquista é alta, pois desde 2017, quando alcançou o título de Município de Interesse Turístico (MIT), Guararema trabalha para conquistar o status de Estância Turística junto ao Governo do Estado de São Paulo, investindo em infraestrutura, eventos, equipamentos e novidades no setor turístico, a exemplo do recém-inaugurado Parque do Lago ‘Professora Aurea Maria Camargo Ramos’. Este reconhecimento certamente reafirmará Guararema enquanto destino turístico, com opções para todos os perfis de visitantes.”

>> Participe do nosso grupo no WhatsApp – clique aqui.

Estâncias Turísticas

A política de Estâncias Turísticas é histórica em São Paulo. Criada na década de 1940, garantiu que cidades com vocação turística recebessem apoio estadual para desenvolver estruturas, atrativos e serviços. Em 2015, o modelo foi ampliado com a criação dos MITs, democratizando o acesso aos investimentos e fortalecendo a rede de destinos turísticos paulistas.

Para os visitantes, o resultado é um ecossistema de cidades mais preparadas, com infraestrutura qualificada, atrativos organizados e experiências aprimoradas.

MITs

Em agosto deste ano, a Alesp aprovou por unanimidade a titulação de 70 novos Municípios de Interesse Turístico, elevando o total para 214 MITs. Entre os novos titulados estão Arujá e Suzano.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *