Nesta quarta-feira (24) membros da Diretoria de Meio Ambiente de Guararema estiveram em São Paulo, no evento onde foram apresentados os novos resultados do programa, referente aos trabalhos realizados em 2021. No encontro foram confirmados os avanços de Guararema no setor: com 95,85 pontos, a cidade conseguiu melhorar sua pontuação – com 2,48 pontos a mais em relação à edição passada – e na quarta colocação em todo o Estado.
Prova disso são os constantes avanços do município no programa. As 11 posições avançadas entre 2020 e 2021 (colocando a cidade em 10º em todo o Estado) já se mostrava como uma grande conquista para a cidade. Mesmo assim, no ciclo anunciado nesta quarta-feira (24), Guararema avançou e conseguiu o inédito 4º lugar no Programa Município VerdeAzul entre todas as cidades do Estado de São Paulo.
“Todo o processo para hoje estarmos nesta colocação se deu com muito comprometimento da Prefeitura de Guararema e da população que entendeu a importância de cuidarmos do Meio Ambiente e termos ações em busca de um município mais sustentável”, explica o diretor de Meio Ambiente, Leandro de Leon Santos.
Lançado em 2007 pelo governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na época – hoje Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente – o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
Assim, o principal objetivo do PMVA é justamente estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.