De Itaquaquecetuba para o mundo. O grupo Lapique, referência internacional no setor dos aromas e fragrâncias, está celebrando 37 anos de muito trabalho e inovação. A multinacional é composta pelas empresas Lapiendrius Flavors, especializada em aromas, e Lessence Fragrances, focada em fragrâncias.
A Lessence teve início em 1987, em São Paulo, mas devido ao rápido crescimento, um dos fundadores e sócio do grupo, Carlos Lapique, sentiu a necessidade de expandir o negócio e apostar tudo em uma nova cidade, que na época, já demonstrava avanço no quesito indústrias. Anos depois, foi a vez da Lapiendrius chegar ao mercado e dominar a exportação de aromas alimentícios para grandes empresas do país.
A chegada do grupo em Itaquaquecetuba há quase 30 anos se deu por uma visão ampla de Carlos Lapique, que identificou um grande potencial na cidade pela qual possui um grande apreço e faz questão de retribuir a receptividade.
Atualmente, o grupo Lapique exporta seus aromas e fragrâncias para mais de 10 países, e está presente na mesa de pelo menos 26 milhões de pessoas mensalmente, segundo uma projeção realizada pela multinacional. O trabalho é realizado pelos 220 colaboradores da companhia, sendo que a mão de obra é formada, em sua maioria, por moradores de Itaquá.
NOVAS IDEIAS – Em 2018, o grupo Lapique inaugurou uma sede na Colômbia. Segundo Carlos Andrade Lapique, gerente de Marketing e Projetos da Lapiendrius e sucessor na administração dos negócios do pai, a fase de expansão foi um passo importante para a empresa.
“Quando nós começamos o desafio da internacionalização da empresa, em 2018, já tínhamos alguns parceiros em outros países e já fazíamos exportação. Mas, de fato, esse novo passo da empresa para nós nos tornarmos multinacionais veio com a implantação da planta produtiva na Colômbia. O que nos possibilitou a atender outros países. Hoje estamos em 10 países, como o México, e com alguns projetos na Europa”, finalizou.