Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Gerando Falcões chega à ‘Cidade de Deus’ e população se permite sonhar

Moradores abre as portas de sua casa à Gazeta para falar sobre as expectativas com o projeto
Moradora da Cidade de Deus quer uma casa mais digna para a sua família / Foto: Bruno Arib

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Depois do sucesso no trabalho realizado na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos, inclusive reconhecido pelo Governo do Estado, a ONG Gerando Falcões decidiu levar o projeto Favela 3D a uma das comunidades vizinhas, a Cidade de Deus e, mesmo ainda em fases iniciais, já vem criando expectativas nos moradores. É o que a GAZETA pôde comprovar ao visitar o local e ouvir a história da dona de casa Abigail Macedo da Silva, 38.

Abigail vive na região desde sua pré-adolescência, por volta de seus 14 anos, e já passou por algumas casas. Hoje mora com o marido e quatro de seus oito filhos em uma casa de alvenaria na entrada da favela, onde paga um aluguel de R$ 350.

Mesmo com o pouco mais de conforto que a residência atual proporciona, Abigail nem pestaneja em dizer que não vê a hora de voltar a morar na pequena casa de madeira – suspensa a pouco mais de um metro do chão para fugir dos alagamentos – da qual é dona. Questionada sobre o motivo, logo dispara: “Porque é meu.”

Ela conta que a saída de casa aconteceu porque a estrutura de madeira, montada por outra ONG tempos atrás, não comporta as necessidades de uma pessoa, tampouco de uma família, já que o projeto não incluiu nem um banheiro. De acordo com ela, o estopim para a mudança, no entanto, ocorreu quando a madeira do chão começou a sucumbir, representando assim um risco à segurança de todos.

Seu irmão, que precisava de um teto momentâneo, uniu “o útil ao agradável” e se voluntariou a ficar por lá e fazer os consertos necessários no local para onde, assim que possível, Abigail não hesitará em voltar.

Sobre a chegada do Favela 3D, não escondeu a empolgação. Ela acompanhou o processo ocorrido na Favela dos Sonhos, pela sua irmã que mora por lá. “Estou feliz da vida, não vejo a hora de fazer meu barraquinho logo”, diz.

A felicidade, contudo, não acontece apenas pela expectativa de ter uma residência nova, como as feitas pela Gerando Falcões com materiais recicláveis, mas também pelas medidas socioeducativas e econômicas implantadas na antiga “Boca do Sapo”, que garantiram impressionantes resultados nos índices de empregabilidade dentre os moradores.

O projeto na Cidade de Deus ainda está no começo, ainda na fase de conhecer as demandas e possibilidades da favela, mas a responsabilidade – e a beleza – do trabalho feito pela ONG fundada por Edu Lyra pode ser sentida em uma declaração: “Na outra comunidade já está dando muito fruto bom, e aqui vai ser a mesma coisa, em nome de Jesus.”

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *