sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Geoética, Litoral Norte SP e tragédia ambiental

Da Redação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

No carnaval de fevereiro de 2023, o Brasil assistiu a tragédia ambiental em São Sebastião e Litoral Norte paulista, com mais de 50 mortes e mais de 2.500 pessoas fora de casa (1.740 desalojados e 766 desabrigados). Quem é imputável, de quem é a culpa?
O jogo de empurra das responsabilidades entre políticos habilidosos com a hipocrisia e a mentira, somado aos seus seguidores e fake news, não esclarece o problema.

A verdade científica, embora aberta à crítica, é que a questão ambiental se tornou tema de política internacional, pelo menos, desde a década de 1970 com a I Conferência Mundial sobre Meio Ambiente realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Estocolmo, Suécia em 1972.

Da Rio-92 – II Conferência Mundial sobre Meio Ambiente –, realizada no Rio de Janeiro em 1992, até hoje pouca coisa mudou no que diz respeito ao enfrentamento da questão ambiental com Ciência e Ética.

O que é Geoética? Aristóteles, filósofo grego, IV séculos antes de Cristo, definiu a palavra Ética como o “Bem Supremo”. Geo, em grego, significa Terra. Em nossa tese de doutorado em Geografia Humana na USP, em 2011, defendemos que “Geoética é a fusão científica, epistemológica e ontológica da Geografia com a Ética”. Em outras palavras, Geoética é a busca permanente pelo Bem Supremo na Terra. (Por uma Geoética – SANTOS, A. P. 2011).

No artigo Geoética e Relações Internacionais explicitamos que a questão ambiental possui sete dimensões, como um disco de pizza com sete pedaços. As sete dimensões são: Territorial, Demográfica, Política, Jurídica, Educacional, Biológica e Ética. (SANTOS, A. P. Revista GeoUERJ, 2012). Fugir dessas dimensões é “chover no molhado”. Fugir da Ética é antiético, é malandragem.

Moradia e meio ambiente equilibrado são Direitos Humanos. Em suma, a responsabilidade é de todos nós, cidadãos, sujeitos sociais que nos encontramos misturados nas sete dimensões da questão ambiental. E a Geoética onde está? Está em gestação, no útero da consciência, na alma de cada ser humano.

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -