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Fórum internacional do Condemat+ debate alfabetização durante a primeira infância

Tema norteia 5ª edição do evento, que tem participação de 5 mil professores
IBGE aponta índice de letramento de 95,5% no Alto Tietê, maior que o nacional, que é de 93% / Foto: Divulgação

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O Condemat+ definiu a alfabetização na primeira infância como uma das prioridades durante o 5º Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê. Iniciado na última terça-feira (27) e com programação que se estende por todo o mês de setembro, o evento se dedica a discutir os “Desafios e Perspectivas da Alfabetização de Crianças”, reunindo especialistas e educadores para explorar soluções e inovações no campo da educação infantil.

Um recente levantamento do IBGE revelou um índice de letramento (pessoas que sabem ler e escrever) de 95,5% na região, percentual que supera o indicador nacional de 93%. A alfabetização baseia as ações de aprendizado das cidades e norteia a programação do fórum, organizado pelo IBSA (Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada).

O evento tem como objetivo abordar assuntos atuais e relevantes para a formação dos profissionais das redes municipais de ensino que atuam nas salas de aula do Ensino Fundamental I, ambiente dos primeiros anos da vida acadêmica das crianças.

A coordenadora da Câmara Técnica de Educação do Condemat, Silvana Nascimento, que é secretária de Educação de Salesópolis, comentou sobre os maiores desafios enfrentados na formação dos docentes. 

“Os desafios são grandes, pois ainda sofremos reflexos do período da pandemia. A formação em serviço dos docentes é peça fundamental para que entendam as dificuldades das crianças. As dificuldades atualmente são inerentes a questões financeiras. Todos os municípios tiveram uma baixa no recurso QSE (Quota Parte Estadual do Salário-Educação), que era fundamental para fomentar tais políticas.”

Para o presidente do IBSA, Cesar Callegari, os déficits de alfabetização impactam toda a trajetória dos alunos. 

“A alfabetização das crianças na idade certa tem que ser, além do compromisso, uma verdadeira obsessão. Não é possível que continuemos a considerar natural que mais da metade das crianças brasileiras cheguem ao final deste ciclo sem que estejam alfabetizadas.”

O evento online está programado para acontecer em todas as terças-feiras de setembro e contará com uma série de palestras comandadas por especialistas renomados. A abertura do fórum contou com a sessão “Alfabetização na Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental”, da coordenadora geral de Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), Rita Coelho. “Temos falado muito em compromisso, em política, em programas, mas queria destacar o diálogo, que é uma marca dessa nova gestão do MEC que precisa ser reconhecida. A capacidade de dialogar ética e democraticamente.”

A expectativa é que, ao longo das próximas semanas, cerca de cinco mil educadores participem do evento, que conta com o apoio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Fundação Lemann e Instituto Natura.

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