Consolidando uma tendência prevista por analistas políticos desde a pré-campanha, o número de candidaturas às Câmaras Municipais registradas pela Justiça Eleitoral nas dez cidades do Alto Tietê demonstra a importância que a “dobradinha” entre o PL e o PSD está dando para a região nas eleições deste ano.
Segundo levantamento realizado pela GAZETA, o PL é o partido com o maior número de candidaturas aos Legislativos, somando todos os municípios. São 164 postulantes a vereadores. Em segundo lugar está o PSD, com 162. Os dois compõem coligações em oito cidades. As exceções são Ferraz de Vasconcelos e Salesópolis.
Atrás deles, aparecem o Republicanos e o Podemos, ambos com 152 candidatos em nove cidades.
De todos os partidos que disputarão o pleito municipal na região, os dois, junto do Democracia Cristã, são os únicos a registrar candidaturas em todos os municípios. Em relação às prefeituras, os números confirmam essa “atenção”, já que a dobradinha tem candidaturas competitivas em todas as cidades.
Vale ressaltar que o número de candidatos e candidatas por agremiação está diretamente ligado ao número de cadeiras na Câmara de cada cidade, podendo cada partido registrar um nome a mais que o número de vagas. Exemplificando: em Mogi das Cruzes há 23 cadeiras de vereadores, portanto, cada partido pode registrar até 24 candidatos.
Quanto mais candidatos há num partido, maiores as chances de ter mais votos e, consequentemente, eleger mais parlamentares.
Os mais “tímidos” são os nanicos Mobiliza, com 35 candidatos, o PMB, com 41, e o PRTB, com 58. Os três estão concorrendo em quatro cidades.
Confira a lista dos partidos no quadro.