Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ferraz entra na luta contra HIV com atividades para incentivar testes rápidos

Atividades estão sendo realizadas desde 18 de novembro e seguem nas próximas semanas com visitas às empresas, nas comunidades e favelas
Neste domingo, por exemplo, a equipe do SAE estará na Praça da Independência, no centro I Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids que será comemorado neste domingo, dia 1° dezembro, o SAE (Serviço de Atendimento Especializado) da Secretaria de Saúde antecipou a programação e vem realizando desde o início deste mês várias atividades como testes rápidos, aconselhamento, escuta ativa, tira-dúvidas e atendimentos com demanda livre para a população ferrazense. As atividades estão sendo realizadas desde 18 de novembro e seguem nas próximas semanas com visitas às empresas, nas comunidades e favelas. Neste domingo, por exemplo, a equipe do SAE estará na Praça da Independência, no centro, para atingir o público que frequenta a feira.

A coordenadora do SAE, Joelma Barcellos, falou da necessidade da equipe estar presente, nos mais variados lugares, para incentivar os testes rápidos não apenas de HIV, mas de outras infecções como a Hanseníase e a Sífilis. Dependendo do diagnóstico do paciente, medicamentos como a PrEp – tomada diariamente e programadamente, antes da exposição ao HIV, é indicada para pessoas com maior chance de entrar em contato com o vírus como homens gays, bissexuais, pessoas trans, profissionais do sexo, entre outros. A PrEP não protege contra outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) ou gravidez. Já a PEP é tomada em caráter de urgência, após uma situação de risco, durante 28 dias e trata-se de uma medida preventiva de urgência para pessoas expostas ao vírus da Aids por diversos motivos como relações sexuais desprotegidas, violência sexual ou acidentes ocupacionais. Tanto a PrEp como a PEP fazem parte da prevenção combinada, que inclui o uso de preservativo, gel lubrificante, testagem, diagnóstico e tratamento de ISTs.

Em Ferraz de Vasconcelos, a PEP é administrada desde 2018 na cidade para estes grupos. Já a PrEP passou a ser ministrada no município em setembro de 2024. Os casos notificados de HIV em adulto foram: 48 em (2022); 47 no ano de 2023 e neste ano, até o momento foram notificados 36 casos até agora. O SAE funciona na rua Santa Catarina, número 32, na Vila Romanópolis e atende das 8 às 17 horas por demanda livre.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

daredacao
Reportagens - 12451