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Falta de ações concretas contribui com trânsito caótico na SP-66 em Suzano

Nem prefeitura, nem estado oferecem soluções a curto prazo para o, possivelmente, maior e mais irritante gargalo do Alto Tietê
Motoristas de toda a região sofrem com cogestionamentos no trecho
Motoristas de toda a região sofrem com cogestionamentos no trecho - Foto: Cecília Siqueira

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Não é de hoje que o trânsito caótico no pequeno trecho da SP-66 em frente à estação Suzano da CPTM causa dor de cabeça aos motoristas. O percurso de apenas 800 metros é possivelmente o maior e mais irritante gargalo do Alto Tietê, já que é o principal ponto de passagem interligando quatro cidades da região (Mogi das Cruzes, Suzano, Poá e Itaquaquecetuba).

Há décadas, devido a essa conexão entre os municípios, os congestionamentos diários e o aumento significativo no tempo de trajeto se tornaram constante, especialmente nos horários de pico, quando o tráfego se torna insuportável. O mais preocupante é a total falta de ações concretas para melhorar o fluxo, o que reflete o descaso com uma das áreas mais estratégicas e movimentadas da cidade.

O professor Cristóvão Oliveira de Barros, 58, vive esse caos diariamente e confirma que o trecho é um grande problema no trânsito da região. “Tanto para as pessoas que vêm de São Paulo, Itaquá e Poá, quanto para as que vêm de Mogi, esse é o único caminho disponível. Então, não tem por onde ir, não há outra opção”. Para Cristóvão e diversos outros motoristas, já passou da hora de tomarem medidas efetivas para resolver esse impasse.

Até o momento, não é o Estado que irá solucionar este problema. No dia 13 de novembro, a Prefeitura de Suzano e o Governo do Estado de São Paulo assinaram um convênio para a realização de obras de implantação, melhorias e requalificação no entorno das estações da Linha 11-Coral, no trecho que abrange o município. O convênio faz parte do projeto “Lote Alto Tietê”, que visa à concessão patrocinada da prestação do serviço das linhas 11, 12 e 13 da CPTM. O documento apenas autoriza que a futura concessionária execute obras de ampliação e melhoramento em áreas municipais, caso seja necessário.

Porém, entre as melhorias propostas apresentadas durante as audiências públicas relacionadas a essa concessão, não está prevista nenhuma intervenção para melhorar o trânsito na Rua Dr. Prudente de Moraes, mesmo com o grande espaço entre a plataforma de trem e a grade que cerca toda a estação, onde seria possível duplicar a via e melhorar a situação. Por outro lado, a SPI (Secretaria de Parcerias em Investimentos) ressalta que o projeto executivo definitivo ainda não foi concluído, pois será elaborado pela concessionária vencedora do leilão.

A gestão municipal também não possui soluções efetivas para acabar com este problema de uma vez por todas em curto prazo. Considerando que cada município é responsável pelo trecho da SP-66 em sua cidade, a equipe de reportagem da GAZETA questionou a administração local sobre projetos para resolver essa situação.

Em nota, a Prefeitura de Suzano informou que o convênio apresentado pelo governo estadual, com vigência pelo prazo de cinco anos, prevê a elaboração de um estudo mais aprofundado para possível execução de melhorias na Rua Dr. Prudente de Moraes, em caso de identificação de necessidade.

Além disso, diz a nota, “o documento estipula como meta a ser cumprida a construção de uma passarela para pedestres na via, no trecho entre as ruas Barão de Jaceguai e Marechal Deodoro, com ligação à avenida Major Pinheiro Fróes”.

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