A Educação de Ferraz de Vasconcelos conquistou um grande prêmio para a comunidade do Cambiri. A Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) José Sebastião venceu a gincana cultural “Xô Desperdício”, promovida pela concessionária de energia elétrica EDP, e receberá um Sistema de Geração Solar Fotovoltaico. A premiação é inédita no município e movimentou mais de 5 mil alunos ferrazenses.
Neste ano, a 5ª edição do projeto teve a participação de 32 escolas de diversas cidades. A partir da temática do uso racional e seguro da energia elétrica, a disputa incluiu conteúdos em vídeos produzidos pelos próprios estudantes. Com muito empenho e dedicação, a Emeb José Sebastião mobilizou toda a comunidade escolar, com mensagens de conscientização, ações de incentivo ao uso correto da energia, atividades temáticas e muito mais.
Foram meses de empenho para que o prêmio fosse conquistado. A diretora da unidade, Vânia Baptista, uniu gestores municipais, familiares e professores para que a campanha alcançasse o maior número de pessoas. “Nossos alunos são muito ativos. Toda a produção do vídeo foi feita por eles, desde a letra da música até a edição. Estamos muito felizes em representar a rede educacional com esse prêmio tão incrível”, destaca.
Com a instalação dos painéis solares, toda a escola será beneficiada com a eletricidade limpa, além de ser uma ferramenta educativa, já que os alunos aprenderão sobre os benefícios da captura solar para o meio ambiente.
“Os projetos educativos da EDP são de grande importância na nossa rede educacional com oportunidades valiosas de aprendizado. Ser premiado com o kit de painéis fotovoltaicos mostra como somos comprometidos em formar crianças mais responsáveis e conscientes como agentes de transformação social”, pontua a titular da Secretaria de Educação, Paula Trevizolli.