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Em quatro meses, Itaquá faz mais de 900 atendimentos a pessoas em situação de rua

Operação do SEAS, iniciada em julho, tem objetivo de apoiar pessoas de todas as idades e famílias em situação de risco pessoal e social
A equipe do SEAS é composta por uma técnica social, um motorista e três educadores sociais
A equipe do SEAS é composta por uma técnica social, um motorista e três educadores sociais - Foto: Dayane Oliveira

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A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba está ampliando os trabalhos de acolhimento e atendimento às pessoas em situação de rua com o SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social). O trabalho foi iniciado em julho e, desde então, já realizou 933 abordagens e atendeu 147 pessoas.

O serviço, que faz parte da rede de Proteção Social Especial de Média Complexidade, tem por objetivo identificar e apoiar pessoas em situação de rua de todas as idades e famílias em situação de risco pessoal e social que utilizam os espaços públicos como forma de moradia e sobrevivência.

A equipe atua de forma dinâmica, realizando diagnósticos territoriais para mapear os pontos de concentração e encaminha os indivíduos para a rede socioassistencial, como os CREAS (Centros Especializados de Assistência Social) e o Centro Pop, que focam na reinserção social.

A equipe é composta por uma técnica social, um motorista e três educadores sociais que, semanalmente, percorrem o município em perímetros rotativos. Os trabalhos são reforçados com o apoio da Defensoria Pública e os Conselhos Tutelares, uma forma de garantir que todas as faixas etárias recebam o suporte necessário. Em situações que exigem cuidados específicos, como atendimento médico ou segurança pública, o SEAS orienta acionar o SAMU ou a GCM.

“O SEAS é um serviço fundamental para a política de assistência social de Itaquá, algo que a cidade nunca teve. Com a abordagem territorial e a articulação com a rede socioassistencial, estamos garantindo que as pessoas em situação de rua tenham acesso não só aos serviços básicos, como também a um processo de reintegração social”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Gabriel Rocha.

“A busca ativa e o diagnóstico de cada bairro permitem uma resposta mais assertiva para que os agentes atuem dentro de cada especificidade. É uma pena que as cidades precisem de um serviço como esse, mas é importante saber que podemos contar com essa ferramenta e profissionais capacitados para atuar nesse trabalho”, completou o prefeito Eduardo Boigues (PL).

Com sede na rua Araguari, 74 – Vila Virgínia, o atendimento pode ser acionado pelo telefone (11) 9 6924 9681 diariamente, das 13h às 21h.

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