Inaugurada no último sábado (4), a nova unidade de Saúde Infantil de Mogi das Cruzes, o Vagalume, deu início aos trabalhos na segunda-feira (6). Em quatro dias de atendimento, 1.175 crianças foram atendidas no pronto-atendimento, uma média de 300 pessoas por dia durante este período.
Neste ritmo, em um mês a unidade receberá nove mil pacientes, dois mil a menos do que a capacidade mensal estipulada. A reportagem esteve no local para saber dos moradores da cidade como foi a primeira experiência no equipamento e como estão os atendimentos.
“Eu sempre gostei do atendimento, desde o Pró-Criança, porém devido ser a primeira semana acredito que eles estejam meio perdidos um pouco, demorei 2 horas para ser atendida, mas está tranquilo. O prédio está muito bonito, e o atendimento está muito bom”, comentou a mogiana Vanessa Farias.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde explicou que a expectativa para o início dos atendimentos era alta, e em se tratando da inauguração de uma nova unidade, é comum que nas primeiras semanas a procura pelo serviço aumente, ainda mais em um equipamento com uma estrutura tão rica e diferenciada como o Vagalume.
Alguns moradores que utilizaram o equipamento na quinta-feira (9) relataram a demora no atendimento, mas de acordo com a Pasta, esta foi uma realidade no primeiro dia de atendimento na unidade. “O que ocorre é que a maioria dos atendimentos é classificada no verde, e toda classificação no amarelo ou vermelho tem prioridade. Desde terça-feira (7), nossa média de atendimento está em torno de no máximo 2h para classificação verde”, completou, em nota.
Vale lembrar que a nova unidade atende todo o Alto Tietê, como é o caso da mamãe Aldaléia da Silva, que se deslocou de Arujá para receber atendimento na cidade: “Essa é a primeira vez que eu venho, e o atendimento é muito bom, só o tempo de espera que foi de 3 horas, mas acredito que seja por conta da alta demanda”, explicou.
Segundo a Secretaria de Saúde, a média de atendimentos de pacientes que residem no Alto Tietê, nesses primeiros quatro dias de funcionamento, foi de 16%.
Inauguração contou com autoridades
Durante o evento realizado no sábado (4), algumas autoridades estiveram presentes para prestigiar a entrega do Vagalume, novo equipamento de Saúde Infantil em Mogi das Cruzes. Os prefeitos Rodrigo Ashiuchi (PL), de Suzano, e José Luiz (PL),o Zé, de Guararema, marcaram presença, assim como o deputado estadual André do Prado (PL).
“É muito importante essa ampliação que foi feita do Pró-Criança, o aumento dos atendimentos, números de leitos, salas de emergência, e espaço físico será muito bom para a cidade de Mogi”, comentou André do Prado.
Já o prefeito Caio Cunha (PODE), após visitar o prédio durante a inauguração, contou que as novidades da unidade vão além da duplicação de leitos. “Mais do que o aumento do número de atendimentos, o Vagalume é um novo conceito de humanização para melhor atender à criança”, explicou.
A nova unidade funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Para isso, a nova estrutura conta com seis consultórios médicos (o Pró-Criança possuia quatro); 15 pontos de inalação (eram 10 no Pró-Criança); três leitos de emergência (antes era apenas um) e cerca de 100 lugares de espera em recepções lúdicas e humanizadas, salas e anexos.
Toda a equipe médica e de enfermagem é especializada em pediatria e o atendimento ocorre com prioridade para casos de emergência, conforme classificação de risco realizada na chegada de cada paciente. Há, ainda, psicólogo para acompanhamento e orientação dos casos necessários, das 10 às 22 horas.
















