O usuário do transporte coletivo de Mogi das Cruzes passa a contar com 45 novos ônibus nas ruas. Mais modernos, menos poluentes, acessíveis para pessoas com deficiência, por meio de elevadores, com espaços para acomodar a cadeira de rodas e área para abrigar cão-guia, os novos veículos são uma conquista da cidade, após um intenso trabalho de negociação entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e as empresas concessionárias do serviço.
A apresentação dos 45 novos ônibus aconteceu no início da tarde de hoje (29), pela prefeita Mara Bertaiolli (PL), ao lado do vice Téo Cusatis (PSD), do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto; do deputado federal Marcio Alvino (PL); deputado estadual e presidente da Alesp, André do Prado (PL); presidente da Câmara mogiana, Francimario Vieira (PL), o Farofa; além de outros vereadores, secretários municipais, lideranças e demais autoridades de Mogi e região.

A renovação e ampliação da frota é resultado de um investimento de aproximadamente R$ 45 milhões (recursos 100% das empresas concessionárias do transporte público mogiano) e oferecerá mais conforto, segurança e tranquilidade aos passageiros. Ao todo, o sistema conta com 81 linhas, que atendem 107 bairros. “A chegada destes ônibus reforça o nosso compromisso diário de melhorar o transporte público”, destaca Mara Bertaiolli.
Após a apresentação oficial da frota, os veículos trafegaram pelos principais pontos da cidade: César de Souza, Centro, Brás Cubas e Jundiapeba, iniciando o atendimento para toda a população.
Junto com a nova frota, a prefeitura reafirma o compromisso de reforçar a fiscalização do transporte público e atendimento à população.
“Desde que chegamos na prefeitura, a determinação é que a Secretaria de Mobilidade acompanhe absolutamente tudo: a obediência aos horários, os trajetos, as linhas, a limpeza e a organização dos ônibus. Não é segredo para ninguém que o sistema vinha apresentando diversas falhas, como atrasos e outros problemas. A fiscalização está sendo redobrada”, reforçou Mara Bertaiolli.
Com os 45 novos ônibus que entram em operação, Mogi passa a contar com 211 veículos. “O contrato determina que a frota não tenha mais de cinco anos em operação e isso precisa ser cumprido”, destaca a prefeita.
Com relação a esses novos veículos, 21 foram adquiridos pela empresa Princesa do Norte, sendo que 15 representam a renovação de frota e seis passam a integrar o sistema operado pela empresa. Os outros 24 são da Mogi Mob e substituem a frota atual.
Mara Bertaiolli destaca ainda que, além dos ônibus serem zero quilômetro, possuírem um sistema que reduz em até 80% a emissão de CO2 na atmosfera, eles ainda oferecem a acessibilidade necessária para dar segurança às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. “O transporte coletivo precisa atender a todos com a mesma eficiência. Não vamos admitir nada diferente disso”, ressaltou a prefeita, acrescentando que as empresas também são acionadas periodicamente para a realização de treinamento com os profissionais que atendem os passageiros, sejam nos coletivos ou nos terminais de ônibus Central e Estudantes.