A população arujaense atende em peso o apelo da Prefeitura de Arujá pelo descarte correto de resíduos da construção civil (RCC). Em um mês de funcionamento, o primeiro PEV (Ponto de Entrega Voluntária) de RCC, no Parque Rodrigo Barreto, já recebeu mais de 21,5 toneladas de rejeitos.
Como a gestão municipal busca o desperdício zero, 100% do entulho recolhido são reaproveitados como base para asfalto ou cascalhamento de vias. A participação popular é fundamental para evitar a poluição de cursos d’água e outros danos ambientais, além de combater riscos à saúde pública. A administração municipal trabalha na implantação de outros três ecopontos do gênero.
A implantação dos ecopontos agrega condutas sustentáveis para o desenvolvimento com prudência ambiental. A conscientização começa já com as crianças, pela educação ambiental nas escolas da rede municipal. Há ainda a Loja Reciclar (Avenida Amazonas, 743, Centro), coordenada pelo Fundo Social local, onde a população leva recicláveis e troca pela moeda social Vale Verde. Com ela, adquire itens da própria loja, doados pelos arujaenses. Nos últimos 12 meses, foram recolhidas mais de 50 toneladas de recicláveis.
Confira o que você pode descartar
O PEV recebe restos de construção civil, reforma e demolição, vindos de pequenos geradores de obras domésticas. Significa que uma pessoa pode entregar até 1 metro cúbico (m³) de RCC por dia, o equivalente a 10 sacos de resíduos de 100 litros.
Também aceita madeira, vidro, plástico e outros materiais, exceto gesso, que são destinados à Cooperativa de Reciclagem de Arujá (Cora) para que sejam reciclados.
Horário de funcionamento
Localizado na Rua Maria de Lourdes Victorino, nº 11, o PEV funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h; às sextas, das 8h às 16h; e aos sábados, das 8h às 14h.