Por volta das 7h30 desta quarta-feira (6), a AP (Associated Press), uma das mais renomadas agências de notícias do mundo, divulgou o resultado de sua projeção do resultado das eleições à presidência dos Estados Unidos: Donald Trump está eleito. Este não se trata do resultado oficial, já que as cédulas de votação ainda estão sendo contabilizadas, mas é reconhecido pelo mundo todo.
O candidato Republicano retorno à Casa Branca após quatro anos. Em 2020, quando tentou a reeleição, ele foi derrotado por Joe Biden, de quem Kamala Harris, candidata dos Democratas neste ano, é vice.
Em seu discurso de vitória, Trump disse que o slogan de seu governo será “Promessas feitas serão cumpridas”. Durante a campanha, ele arrefeceu o discurso anti-imigrantes pelo qual se notabilizou na política norte-americana, dizendo que faria “a maior deportação em massa da história do país”. Desta forma, ele diz que conduzirá a “Era de Ouro da América”.
O presidente eleito também pregou a união entre todos os estadunidenses e fez declarações de amor ao bilionário e imigrante sul-africano Elon Musk.
Donald Trump será, a partir de 20 de janeiro de 2025, quando toma posse, o primeiro presidente dos Estados Unidos com uma condenação criminal.
Em maio deste ano ele foi condenado por fraude contábil após utilizar verba de campanha para pagar uma atriz pornô com quem já teve um caso. Contra si também constam pelo menos 18 acusações de crimes sexuais, sendo três por estupros.
Ele reponde também por tentativa de golpe de estado por não ter reconhecido sua derrota em 2020, sistematicamente descredibilizar o sistema eleitoral do país e estimular o movimento que culminou na invasão ao Capitólio, o Congresso estadunidense, em janeiro de 2021.
Diferente do que ocorreu há quatro anos, Donald Trump não contestou o resultado do presente pleito, já que saiu vencedor.
Líderes de todo o mundo já reconheceram o resultado e parabenizaram o eleito, assim como o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT):
https://x.com/LulaOficial/status/1854130718021935422