Além de ter de sair mais cedo de casa para evitar atrasos, pelos próximos quatro meses aproximadamente, os usuários da Linha 11-Coral da CPTM vão ter de exercer também muita paciência. Problemas estruturais detectados na ponte ferroviária sobre o Rio Una, próximo ao viaduto Leon Feffer, em Suzano, obrigaram a empresa a montar uma operação especial que garante a segurança dos passageiros, mas complica o tráfego dos trens.
Desde a última quarta-feira, a CPTM começou a operar os trens da Linha 11-Coral em via única entre as estações Suzano e Jundiapeba. A mudança vale durante toda a operação comercial. O desgaste da ponte construída em 1907 levou a empresa a optar pelo esquema.
A estrutura está sendo analisada por equipes de engenharia, que já iniciaram a retirada de amostras de solo em profundidade de até 25 metros. A companhia também abriu processo para contratação da empresa que vai executar as obras de correção. A previsão é que todo o processo — incluindo a conclusão das intervenções — leve cerca de 120 dias.
Durante os horários de pico (das 4h às 9h e das 16h às 21h), os trens circularão entre Luz e Suzano com intervalo médio de 7 minutos. O trecho Luz-Guaianases (loop interno) manterá as viagens já previstas, com intervalos de 3,5 minutos. Entre Suzano e Estudantes, os intervalos serão de 22 minutos. Um serviço adicional, entre Jundiapeba e Estudantes, funcionará com intervalo de 11 minutos.
Durante o dia (das 9h às 16h), os intervalos entre Luz e Suzano serão de 11 minutos, e no trecho Luz-Guaianases, de 5,5 minutos. O intervalo entre Suzano e Estudantes permanece em 22 minutos ao longo de todo o dia.
No período da noite (a partir das 21h) e aos sábados (das 10h às 20h), o loop Luz-Guaianases será suspenso. Permanecerão em operação os trechos Luz-Suzano (intervalo de 11 minutos) e Suzano-Estudantes (intervalo de 22 minutos). Segundo a CPTM, essas mudanças priorizam o trecho de maior demanda, entre Luz e Suzano, responsável por 91,4% dos passageiros da linha.
Passageiros que seguirem até Suzano precisarão desembarcar na estação. Para seguir viagem em direção à estação Luz, devem embarcar na plataforma 1. Para o sentido Estudantes, o embarque será na plataforma 3.
PAESE
A CPTM também acionou o sistema PAESE para reforçar o transporte entre Jundiapeba e Suzano nos horários de pico (das 5h às 9h e das 16h às 20h), em dias úteis. O embarque será feito mediante distribuição de senhas nas estações, garantindo retorno gratuito ao sistema ferroviário em Suzano ou Jundiapeba.
Os ônibus partirão da Rua Prudente de Morais, ao lado do bicicletário da estação Suzano, e da Avenida Áurea Martins dos Anjos, em frente à estação Jundiapeba, sob a cobertura.
Uma resposta
Já que nessa ponte somente uma via está funcionando então CPTM deveria fazer seguinte logística quando um trem chegasse em Suzano ele deveria esperar o trem que saísse de Jundiapeba chegasse até Suzano pra prosseguir viagem e vice versa, mas a cptm como sempre gosta de humilhar população ainda agora que linha foi privatizada outro detalhe todo final de semana fazem manutenção e os funcionários nunca viram que ponte estava com problemas realmente história ainda continua mal contada