Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Defesa Civil e SAMU de Itaquá participam de simulado de deslizamento em Ferraz

Simulação de ocorrência de grande gravidade contou com 11 vítimas em áreas de difícil acesso, reforçando treinamento para situações extremas
Equipes da PM, Polícia Científica, Defesa Civil, SAMU e Corpo de Bombeiros de diferentes cidades trabalharam em conjunto no apoio e retirada das vítimas
Equipes da PM, Polícia Científica, Defesa Civil, SAMU e Corpo de Bombeiros de diferentes cidades trabalharam em conjunto no apoio e retirada das vítimas - Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Agentes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e da Defesa Civil de Itaquaquecetuba participaram, nesta terça-feira (29), de um simulado de emergência para atendimento a vítimas de deslizamento de terra na Vila Cristina, em Ferraz de Vasconcelos. Esse foi o segundo exercício do tipo no Alto Tietê, sendo que o primeiro ocorreu em julho do ano passado em Itaquá.

Na ação desta terça, a simulação foi de uma ocorrência de grande gravidade, com 11 vítimas em áreas de difícil acesso após um deslizamento. As equipes da Polícia Militar, Polícia Científica, Defesa Civil, SAMU e Corpo de Bombeiros de diferentes cidades trabalharam em conjunto no apoio e retirada das vítimas.

Os agentes utilizaram o método START, que classifica a gravidade das lesões para garantir o atendimento prioritário em situações de emergência extrema. A operação também contou com o apoio aéreo do helicóptero Águia, da PM, que auxiliou no transporte rápido dos resgatados em estado grave para o hospital.

Para reforçar o treinamento, cães de resgate do GAED (Grupo de Ações de Emergência e Desastres) atuaram na localização das vítimas. A ação incluiu ainda treinamento intra-hospitalar com o objetivo de capacitar os profissionais nos atendimentos pós resgate.

“Esse tipo de simulado nos permite aperfeiçoar técnicas e reforçar a integração com outras equipes de socorro, como ocorreu em Itaquá, no nosso simulado. Isso faz toda a diferença no tempo de resposta e na eficácia do atendimento às vítimas”, destacou Anderson Marchiori, coordenador da Defesa Civil de Itaquá.

“A participação dos agentes em simulados como esse é essencial para garantir uma pronta resposta, que é o que sempre zelamos aqui em Itaquá. O objetivo principal é seguir unindo esforços para garantir a segurança da população”, completou o prefeito Eduardo Boigues (PL).

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Publicidade