As cidades do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) iniciaram o processo de adesão ao Novo Programa Viver Sem Limites, o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A mobilização regional resulta de articulação conduzida pelo consórcio por meio da Câmara Técnica de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.
Entre no nosso canal do WhatsApp – clique aqui
Salesópolis e Itaquaquecetuba foram as primeiras cidades consorciadas a formalizar a adesão ao programa, iniciativa do Governo Federal que visa ampliar a inclusão, a acessibilidade, a autonomia e a participação social das pessoas com deficiência no país.
A assinatura ocorreu na quarta-feira (17), na sede do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), na capital paulista, com a presença do prefeito de Salesópolis, Rodolfo Marcondes (Podemos); da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Isadora Rodrigues Nascimento Santos; do coordenador da Câmara Técnica de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência do Condemat+ e diretor da Pessoa com Deficiência de Arujá, Ronilson Silva; e da secretária da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania de Itaquaquecetuba, Hadla Issa.
Para o prefeito Rodolfo Marcondes, a adesão representa um avanço na construção de uma região mais inclusiva.
“Essa adesão vai, com toda a certeza, trazer muito mais dignidade e autonomia às pessoas com deficiência. Esse programa tem eixos que vão nos nortear para que possamos implementar políticas públicas cada vez mais efetivas para as pessoas com deficiência. É o Condemat+ trabalhando por toda a região”, afirmou o prefeito.
O Condemat+ promoveu no mês anterior uma reunião virtual com a coordenadora geral de Articulação Institucional e Participação Social da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscila Selares, ocasião em que foram apresentados os detalhes da iniciativa, os critérios de adesão e os benefícios que poderão ser acessados pelos municípios participantes.