O curso é presencial, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, com carga horária total de 800 horas. O local das aulas é o Pipa Hub, em Mogi das Cruzes. O objetivo da parceria é formar técnicos no setor do turismo para conseguir atender a uma demanda da economia regional. Na região do Condemat+ há uma cidade estância turística e outros sete MITs (Municípios de Interesse Turístico).
Essa é a segunda edição do curso. O primeiro teve sua formatura em outubro do ano passado. Na ocasião, a turma contou com a parte teórica e com visitas técnicas nas cidades de Salesópolis, Mogi, Santos – no litoral paulista -, Paraty, no Rio de Janeiro, e Foz do Iguaçu, no Paraná.
O presidente do Condemat+ e prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues (PL), afirma que ao oferecer uma formação técnica gratuita, as cidades contribuem com apoio ao setor e fortalecimento do segmento na região.
“A região do Condemat+ possui uma grande diversidade econômica e, sem dúvida, o turismo está presente. Temos cidades que já são rotas de visitação, mas que podem explorar ainda mais seus roteiros e atrativos. Por outro lado, é preciso ter mão-de-obra especializada para atender a essa demanda”, pontuou.
“Com a renovação dessa parceria com o Condemat+, o Senac espera ampliar ainda mais as contribuições para o turismo no Alto Tietê. Reconhecida por seu vasto potencial turístico, a região conta com uma rica diversidade de atrativos naturais, históricos e culturais que podem ser melhor aproveitados. A área de Turismo está contemplada no plano estratégico do Senac como uma das prioridades para os próximos anos, considerando a relevância do setor, seu impacto na economia e as oportunidades ainda pouco exploradas. Nossa missão é educar para o trabalho de forma inovadora e inclusiva, em atividades do comércio de bens serviços e turismo”, ressalta Fabiana Martins Vilela, gerente do Senac Guarulhos.