17/03/2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Encontro ocorreu na sede da Acidi
As inscrições vão até o dia 1º de junho pelo site
Ao todo, 30 pontos principais devem ser atendidos
Evento que comemora aniversário de 76 anos ocorre nos dias 25 e 26 de março

Condemat+ e Senac Guarulhos abrem 2ª turma do curso Técnico em Guia de Turismo

Inscrições foram realizadas pelas cidades consorciadas; aulas começam no dia 27 de janeiro
Por meio da parceria com o Senac Guarulhos, o Condemat+ já formou uma turma em Guia Técnico de Turismo - Foto: Condemat+

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

O Condemat+ (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região) e o Senac renovaram a parceria e irão oferecer o segundo curso gratuito de Guia Técnico de Turismo. Ao todo são 28 vagas, preenchidas pelos municípios que integram o consórcio, e as aulas começam no dia 27 de janeiro, com término previsto para 1º de dezembro.

O curso é presencial, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, com carga horária total de 800 horas. O local das aulas é o Pipa Hub, em Mogi das Cruzes. O objetivo da parceria é formar técnicos no setor do turismo para conseguir atender a uma demanda da economia regional. Na região do Condemat+ há uma cidade estância turística e outros sete MITs (Municípios de Interesse Turístico).

Essa é a segunda edição do curso. O primeiro teve sua formatura em outubro do ano passado. Na ocasião, a turma contou com a parte teórica e com visitas técnicas nas cidades de Salesópolis, Mogi, Santos – no litoral paulista -, Paraty, no Rio de Janeiro, e Foz do Iguaçu, no Paraná.

O presidente do Condemat+ e prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues (PL), afirma que ao oferecer uma formação técnica gratuita, as cidades contribuem com apoio ao setor e fortalecimento do segmento na região.

O prefeito de Itaquá, Eduardo Boigues, é o novo presidente do Condemat+ – Foto: Dayane Oliveira
“A região do Condemat+ possui uma grande diversidade econômica e, sem dúvida, o turismo está presente. Temos cidades que já são rotas de visitação, mas que podem explorar ainda mais seus roteiros e atrativos. Por outro lado, é preciso ter mão-de-obra especializada para atender a essa demanda”, pontuou.
O curso é 100% gratuito e os alunos precisam atender critérios para a concessão da bolsa de estudos pelo Senac, como idade mínima de 17 anos, ter concluído ou estar cursando o segundo ano do Ensino Médio e renda familiar per capita de até dois salários mínimos.

“Com a renovação dessa parceria com o Condemat+, o Senac espera ampliar ainda mais as contribuições para o turismo no Alto Tietê. Reconhecida por seu vasto potencial turístico, a região conta com uma rica diversidade de atrativos naturais, históricos e culturais que podem ser melhor aproveitados. A área de Turismo está contemplada no plano estratégico do Senac como uma das prioridades para os próximos anos, considerando a relevância do setor, seu impacto na economia e as oportunidades ainda pouco exploradas. Nossa missão é educar para o trabalho de forma inovadora e inclusiva, em atividades do comércio de bens serviços e turismo”, ressalta Fabiana Martins Vilela, gerente do Senac Guarulhos.

Guia de Turismo

O profissional que atua com guia de turismo fica responsável pela recepção, condução, orientação e assistência de pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens em âmbito local, regional e nacional. É o guia que se apropria de informações sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos e os transmite para os turistas para uma imersão sobre aquela localidade. Também organiza roteiros de visitas e itinerários turísticos, de acordo com as necessidades do visitante. Pode trabalhar de forma autônoma, para empresas privadas ou organizações governamentais. No Alto Tietê, há rotas turísticas consolidadas e atrativos diversos que atraem turistas do Estado e que precisam ser potencializados.
Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

daredacao
Reportagens - 12946