24/04/2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Criminosos foram encaminhados ao Distrito Policial Central de Itaquaquecetuba
Nenhum senador se manifestou contra o fim da reeleição na CCJ
A lista de estudantes aprovados na primeira chamada para o primeiro semestre está disponível no portal do Provão Paulista
O SISAR foi instalado na Vila Cristina, área mapeada pela Defesa Civil como de risco geológico
A obra de arte, no formato de árvore, está instalada dentro e ao redor da escola, ocupando 1.200 m²

Com simulação de acidente grave, SAMU Regional de Mogi treina 176 profissionais

Treinamento oferecido pelo SAMU Regional 192 Mogi das Cruzes prepara socorristas para maximizar chances de sobrevivência das vítimas
O treinamento ocorreu na sede do Samu Regional 192 de Mogi das Cruzes - Foto: Cecília Siqueira

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Com o objetivo de proporcionar capacitação aos agentes de saúde da região, o SAMU Regional 192 Mogi das Cruzes, por meio do NEP (Núcleo de Educação Permanente), promoveu um treinamento focado no atendimento a múltiplas vítimas. Durante as manhãs de terça-feira e quarta-feira, 8 e 9 de abril, cerca de 176 profissionais de saúde participaram da atividade, sendo 90 deles do SAMU, administrado pelo INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde), além de colaboradores das UPAs locais e do Corpo de Bombeiros da cidade.

Os participantes tiveram a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos técnicos e teóricos por meio de uma simulação realística. Para isso, a explosão dentro de uma fábrica foi simulada. O “acidente” resultou em um óbito imediato, duas vítimas classificadas com risco vermelho (gravíssimas), duas com amarelo (grave) e cinco com verde (estáveis).

Para aumentar a complexidade da ação, algumas “vítimas” que chegaram em estado grave tiveram piora do seu quadro clínico, aumentando desta maneira a complexidade do atendimento. Em um momento crítico, um dos profissionais de saúde também precisou ser atendido pelos colegas, após se deparar com seu próprio pai como uma das vítimas.

O enfermeiro do NEP, Cosmo Pereira, explica que treinamentos como este são essenciais para que os profissionais saibam exatamente como agir quando um incidente real acontece.

O enfermeiro do NEP, Cosmo Pereira – Foto: Cecília Siqueira

“A importância desse simulado está na integração dos serviços de socorro, como o SAMU, Corpo de Bombeiros e UPAs. O objetivo é capacitar todos os envolvidos para que, no momento da emergência, saibam exatamente o que fazer. Durante a prática, é possível esclarecer dúvidas, sendo uma oportunidade para aprimorar as habilidades técnicas na parte operacional”.

Segundo ele, o exercício foca no desenvolvimento de habilidades essenciais dos membros do SAMU, como a realização da triagem com base na gravidade dos ferimentos da vítima, tomada de decisões rápidas e precisas, coordenação da equipe composta por diversos profissionais com diferentes habilidades e capacitar os profissionais para gerenciar de forma eficaz os recursos disponíveis (ambulâncias, equipamentos e medicamentos), especialmente quando eles são limitados e há várias vítimas necessitando de atendimento simultâneo.

Assim, o treinamento prepara os socorristas para maximizar as chances de sobrevivência das vítimas, melhorar a resposta a emergências e garantir uma gestão eficaz de crises em situações de grande complexidade.

A prática também aborda a assistência psicológica inicial, tanto para as vítimas quanto para os profissionais envolvidos, já que este tipo de atendimento pode gerar sobrecarga emocional e estresse.

Para a estudante do curso técnico de enfermagem do Centro de Ensino Grau Técnico de Mogi das Cruzes, Thalita Carmo, 28, o treinamento foi muito importante para a sua formação profissional, o que irá resultar em um melhor atendimento e socorro à população da região quando necessário.

A estudante do curso técnico de enfermagem do Centro Educacional Grau Técnico de Mogi das Cruzes, Thalita Carmo – Foto: Cecília Siqueira

 

“Participar de um simulado como esse agrega muito à minha formação. É possível observar como cada agente trabalha e se coloca na ação, o que é muito bom para a gente aprender e aplicar futuramente”.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *