A Prefeitura de Mogi das Cruzes deu início, na última quarta-feira (1º), à campanha Outubro Rosa 2025, um mês dedicado à conscientização, ao cuidado e à mobilização em prol da saúde da mulher. Na ocasião, a prefeita Mara Bertaiolli, ao lado do vice-prefeito Téo Cusatis — ambos do PL — apresentou a programação preparada pela administração municipal para os próximos dias.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres no Brasil e também o que mais causa mortes no público feminino. No entanto, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a cerca de 90%.
Com o objetivo de ampliar a prevenção e o diagnóstico precoce, o principal destaque da programação é a carreta da mamografia, que irá circular por toda a cidade durante o mês, oferecendo exames em livre demanda de segunda a sexta-feira e, em algumas semanas, também aos sábados.
Diferentemente do cenário encontrado no início da gestão de Mara Bertaiolli, quando havia uma grande fila de espera, atualmente Mogi conta com oferta de mamografias superior à demanda, zerada nos primeiros meses de mandato.
“Hoje, nós temos mais oferta. Assim que a guia de mamografia chega, conseguimos agendar rapidamente para que as mulheres não precisem esperar muito para fazer o exame”, explicou a secretária Rebeca Barufi.
Segundo o vice-prefeito Téo Cusatis, todos os exames que apresentarem alterações — o que não significa necessariamente a presença de uma lesão maligna — terão acompanhamento direto da secretaria de Saúde. As pacientes receberão uma ligação para agendar a consulta com o especialista e realizar exames complementares. “Se for confirmado um caso positivo de câncer de mama, a paciente já é encaminhada para a rede Hebe Camargo, em parceria com o Governo do Estado, garantindo início rápido do tratamento.”
Para a prefeita Mara Bertaiolli, as ações realizadas neste mês “vão mudar a vida das pessoas”, começando pelas servidoras municipais. “As primeiras mulheres a realizarem os exames serão nossas ajudantes de limpeza, que muitas vezes não têm horário para agendar a mamografia”, destacou.
Mara também reafirmou o compromisso da gestão com o acolhimento e o atendimento de qualidade às mulheres diagnosticadas com câncer de mama. “É fundamental que tenhamos na cidade uma rede acolhedora, amorosa e resolutiva. Este é um mês de conscientização e prevenção, mas nosso trabalho seguirá ao longo de todo o ano”, completou.
Fundo Social
O Fundo Social de Mogi das Cruzes também irá participar ativamente da programação do Outubro Rosa 2025.
Durante todo o mês, será realizada uma campanha de arrecadação de lenços, turbantes e leite em pó, que serão destinados a entidades que atendem pacientes oncológicos na cidade. Além disso, continuam as doações de cabelo para o projeto de confecção de perucas, que devolve autoestima e esperança a muitas mulheres em tratamento.
As caixas de coleta estarão distribuídas em todas as unidades de saúde, em espaços públicos da prefeitura e acompanharão a carreta do Outubro Rosa pelos bairros, ampliando os pontos de doação e incentivando a participação da população.












