Estão em andamento, na Vila Riman, as obras do Pró-Criança de Arujá, que terá capacidade para 5 mil atendimentos por mês. Será o primeiro pronto atendimento público, com funcionamento 24 horas, dedicado exclusivamente às crianças, de 0 a 14 anos de idade, na cidade.
O prefeito Luis Camargo (PSD), o Dr. Camargo, vistoriou os trabalhos nesta quarta-feira (2).
“Tudo caminha de acordo com o planejado. É um sonho da família arujaense que vai virando realidade. Todo mundo que tem criança em casa aguarda o funcionamento deste importante equipamento público”, destacou ele, ao projetar a inauguração para o primeiro trimestre do próximo ano.
Com 500 metros quadrados, o prédio de dois pavimentos terá mais de 20 salas de atendimento. São consultórios, sala de curativos, de aplicação de medicamentos, raio-x, leitos para observação e sala de urgência, entre outras dependências. Com o investimento, a prefeitura suprirá uma antiga carência da população que nunca teve acesso gratuito a esse tipo de assistência médica especializada.
Obras do Hospital Geral de Arujá também estão aceleradas
Um batalhão de 60 trabalhadores movimenta as engrenagens para consolidar a megaobra do Hospital Geral de Arujá, um arrojado prédio de cinco pavimentos, com área construída de 10.673,07 metros quadrados (m²), que promete revolucionar o sistema municipal de saúde da cidade.
Ao vistoriar os trabalhos na terça-feira (1), Dr. Camargo constatou que tudo caminha de acordo com o cronograma para início do funcionamento do complexo nos primeiros meses de 2025.
A terraplenagem foi concluída com a retirada de mais de 1.500 caminhões de terra. As equipes trabalham na fase final de fundação e, até o fim do mês, será implantada a laje de piso. O sonhado hospital começará a ganhar a forma da superestrutura que terá capacidade prevista de 80 leitos, sendo 30 leitos clínicos/cirúrgicos (pós-operatório), 20 leitos pediátricos, 10 leitos para cirurgias gerais e 20 leitos de UTI adulta e pediátrica. A unidade atenderá especialidades como Neurocirurgia, Ortopedia e Clínica Geral, entre outras. Além disso, haverá diagnóstico por imagem, Análises Clínicas e ambulatório.
“Será o primeiro hospital de Arujá. É um antigo sonho da população arujaense que nunca teve um equipamento dessa grandeza na rede pública. A nova unidade representa um salto de qualidade na saúde, oferecendo serviços públicos inéditos na história da cidade. Falando apenas em quantidade de leitos, basta dizer que o funcionamento do hospital quase quadruplicará o total hoje existente, lembrando que a rede atual só tem leitos de enfermaria”, sintetizou o prefeito.
Em construção desde fevereiro, o hospital está localizado na Rua Major Benjamin Franco, esquina com a Avenida Renova dos Santos, em local estratégico, perto da Rodovia Presidente Dutra, o que facilitará o deslocamento para o atendimento de emergências.