Neste mês de dezembro, o ex-vereador da cidade de Santa Isabel, Cleber Vinicius Kerchner (PL), o Clebão do Posto, vem dando grandes passos em sua trajetória política. Após assumir o cargo de secretário de Governo em Guararema, ele foi o primeiro que, a dois anos das próximas eleições municipais, lançou seu nome enquanto pré-candidato à prefeitura isabelense.
Em entrevista exclusiva para a GAZETA, Clebão justificou a decisão como uma maneira de chamar atenção para o projeto defendido por ele e pelo PL para Santa Isabel. De acordo com ele, a escolha por seu nome, cacifada pelos líderes do partido na região, o deputado estadual André do Prado e o federal Marcio Alvino, se faz uma obviedade por conta de sua experiência.
Além de vereador por dois mandatos (de 2013 a 2016 e de 2017 a 2020) – tendo chegado inclusive à presidência da Câmara –, ele foi secretário de Saúde entre 2017 e 2018 e segundo colocado na disputa à prefeitura em 2020. Depois da derrota na eleição municipal, Clebão teve de ultrapassar as fronteiras isabelenses, ingressando no gabinete de André do Prado na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).
“Depois de 2020, quando fiquei sem mandato, fui trabalhar com o deputado André na Alesp, desenvolvi um trabalho de assessoria na parte de projetos junto aos prefeitos, consegui tirar projetos do papel, captar recursos, então trabalhei muito no estado de São Paulo inteiro durante dois anos, até que, no final de novembro, recebi o convite do prefeito de Guararema”, contou.
Questionado sobre as críticas sofridas pelo aceite ao convite de José Luiz Freire (PL), o Zé, e assumir cargo na cidade vizinha, de que estaria muito afastado de sua cidade, Clebão disparou:
“Eu não estou trabalhando em Santa Isabel porque não estou com mandato e, assim como grande parte da população, tive de buscar oportunidades em outros lugares, mas eu volto todo dia para Santa Isabel e toda essa experiência e esse aprendizado que eu estou adquirindo nesses dois anos está me ajudando a entender melhor os problemas de Santa Isabel e pensar nas soluções para desenvolver a nossa cidade.”
Sobre as bandeiras que pretende defender durante o pleito de 2024, ele admite ainda estar cedo demais para definições, já que muitas coisas podem mudar em dois anos, mas garante que se manterá fiel ao projeto de desenvolvimento defendido pelo partido antes mesmo dele começar a liderar o processo, porém “melhorado e com mais experiência”.