O candidato a vereador em Mogi das Cruzes Thiago de Carvalho Salgado (MDB), o Thiago da Spacão, participou do programa ‘Política se Discute’ da GAZETA nesta semana. Durante o programa, ele falou sobre a sua história na iniciativa privada, que possui mais de 10 anos, e explicou porque ele pretende usar toda essa experiência nesse setor.
Durante a entrevista, Thiago da Spacão ressaltou algumas de suas propostas e disse que é possível descentralizar o atendimento com assistência veterinária móvel para alcançar áreas mais distantes e comunidades carentes, garantindo que todos os animais tenham acesso a cuidados básicos.
Um dos pontos citados e de extrema importância para os animais que vivem nas ruas é o “Programa de Esterilização em Massa”, o conhecido “Castramóvel”, que sugere um programa contínuo de esterilização para controle populacional de animais abandonados, para prevenir nascimentos indesejados e reduzir o número de animais na rua.
Outro importante fator citado na saúde animal, é a criação de clínicas e hospitais veterinários públicos na cidade, em bairros afastados do Centro, para garantir que as famílias de baixa renda tenham acesso a atendimento de qualidade. Mas Thiago da Spacão não se restringe apenas a isso. De acordo com ele, é de suma importância, também, a criação de uma Farmácia Veterinária Popular, focada neste público alvo, para que os animais recebam os medicamentos necessários para completar seus tratamentos.
Além disso, Thiago da Spacão ainda espera ampliar o horário de atendimento das clínicas veterinárias gratuitas, criar um programa efetivo de cadastramento de protetores, criar centros de adoção, implantar a microchipagem e realizar programa de treinamento e resgate de animais abandonados.
Thiago da Spacão ainda reforçou o seu desejo de estabelecer um curso de capacitação de resgate e bem-estar para os protetores de animais. “Será um curso totalmente gratuito, com médicos veterinários voluntários, no qual vai ensinar a conter o animal de maneira correta para que essa pessoa tenha a capacidade e expertise de levar esse animal, e não faça ele correr nenhum risco maior. Essa é uma das iniciativas muito importantes”, concluiu.