sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Bertaiolli deixa a Câmara dos Deputados para ser Conselheiro do Tribunal de Contas

Bertaiolli é o primeiro escolhido do governador Tarcísio de Freitas ao Tribunal de Contas; órgão fiscaliza gastos de 644 das 645 cidades de São Paulo, além do próprio Governo de SP
Lailson Nascimento

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) é o novo Conselheiro do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo). Após meses de rumores em torno da nomeação do ex-prefeito de Mogi das Cruzes para o cargo, a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) ratificou a indicação. O Projeto de Decreto Legislativo foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (6).

A proposta ainda precisa ser aprovada pelo Plenário do Parlamento Paulista. Conforme prevê a Constituição Estadual, antes da votação, o candidato ao cargo passará por arguição na Casa de Leis, que está marcada para o dia 12 de setembro, às 10h, no Plenário Juscelino Kubitscheck.

Assim como a GAZETA havia antecipado, o deputado federal vai assumir a cadeira do ex-Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, que está se aposentando. Embora caiba ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) a indicação ao cargo, o nome de Bertaiolli faz parte de um acordo entre os presidentes do PL, Valdemar Costa Neto (o Boy), e do PSD, Gilberto Kassab (que é secretário de Governo de Tarcísio).

Efeitos políticos

Com a definição a respeito do novo cargo de Bertaiolli, a região do Alto Tietê perde um de seus representantes no Congresso Nacional.

Além disso, o ex-prefeito de Mogi das Cruzes fica impedido de manifestar qualquer opinião nas próximas eleições municipais, isto é, ele sequer poderá apoiar algum candidato a prefeito na cidade em 2024.

O indicado

Atual deputado federal, Marco Aurélio Bertaiolli nasceu em Mogi das Cruzes. Aos 55 anos, é formado em Administração e possui diversas experiências na Administração Pública: foi vereador, vice-prefeito e deputado estadual, antes de atuar em Brasília, onde exerce o seu segundo mandato consecutivo.

A sua indicação foi assinada por 62 dos 94 parlamentares da Alesp. Outros nomes também foram indicados, com menos assinaturas: Alexandre Manir Figueiredo Sarquis (cinco apoios); Ricardo Madalena (30); e Maxwell Borges de Moura Vieira (37).

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -