A Prefeitura de Arujá poderá realizar um Fórum de Segurança Pública em 2025, um evento que representa uma oportunidade para compartilhar soluções inovadoras implementadas na segurança da cidade e seus impactos positivos para a população. O trabalho desenvolvido tem refletido na redução dos índices de criminalidade, o que pode acarretar queda no preço dos seguros no município, conforme foi citado pelo prefeito Luis Camargo (PSD), o Dr Camargo, em encontro realizado nesta semana com o diretor Claudemir Machi do Sincor-SP (Sindicato de Empresários e Profissionais Autônomos da Corretagem e da Distribuição de Seguros do Estado de São Paulo) e Paulo Dionísio, da área de seguros.
Dentre as estratégias que têm surtido efeito destaca-se o aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal em 50%, garantindo mais agentes nas ruas e apoio à população, além do número de viaturas, que passou de 2 para 22, incluindo duas bases móveis e motocicletas, assegurando, assim, maior presença e segurança nas ruas.
Foram instaladas também mais de 400 câmeras pela cidade, equipadas com tecnologia OCR, que identificam veículos roubados ou furtados, assim como 250 câmeras foram colocadas nas portas das escolas. E a integração do COI (Centro de Operações Integradas), que opera 24 horas por dia, monitorando todas as câmeras em conjunto com a GCM e a Polícia Militar. Em breve, haverá a Atividade Delegada, feita por policiais militares na cidade, o que aumentará ainda mais o reforço no setor.
O fórum será uma oportunidade para discutir novas iniciativas, incluindo a construção de um novo Batalhão da Polícia Militar em Arujá, pois o projeto ampliará, significativamente, as operações e a presença da PM no município, explicou o chefe do Executivo Municipal.