O presidente da Câmara de Suzano, Artur Takayama (PL), prestigiou na tarde de ontem (1º) o evento em comemoração aos 50 anos da Komatsu do Brasil. A empresa, que fabrica tratores e outras máquinas pesadas, deu início à sua expansão mundial por Suzano, há meio século, e atualmente está presente em 25 países.
“A Komatsu é um símbolo para a economia da cidade e da relação de Suzano com o Japão”, destaca Takayama, referindo-se ao decreto legislativo de 1972, que tornou o município de Komatsu, na província de Ishikawa, onde está instalada a matriz da fábrica, como cidade-irmã de Suzano no Japão.
Durante o evento, foi realizada uma visita pelas instalações da empresa, que atualmente produz 3 mil máquinas por ano e tem 1.300 funcionários. A expectativa de expansão, com o aumento da linha de produtos, é ampliar a produção para 5 mil máquinas/ano em 2030. Uma das novidades, apresentada ontem, foi a escavadeira hidráulica PC500, a maior já fabricada na unidade.
Durante a cerimônia, que contou com a presença de executivos do Japão e dos Estados Unidos, além de trabalhadores e aposentados da fábrica, o CEO mundial da Komatsu, Takuya Imayoshi, agradeceu a todos, especialmente aos funcionários e suas famílias, e disse que comemora os 50 anos da empresa olhando para o futuro, para seguir crescendo.
O prefeito Pedro Ishi (PL) disse que é um orgulho ter a Komatsu em Suzano, gerando emprego e renda. “São 50 anos de uma parceria com a cidade. Quero agradecer por terem depositado a confiança no município”, afirmou. O secretário do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo e ex-prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, também agradeceu e parabenizou a Komatsu, desejando vida longa à empresa.




