Após suspeita de fraude, candidatos não confiam em novo concurso de Itaquá

Participantes ainda aguardam estorno do valor pago pelo processo suspenso
Créditos: Divulgação/PMI

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Mesmo sem ter solucionado totalmente as pendências do último concurso público, a Prefeitura de Itaquaquecetuba abriu as inscrições para um novo certame, oferecendo 215 vagas, sendo 206 delas correspondentes às do concurso suspenso em março deste ano. A “cidade da justiça”, porém, permanece marcada pela desorganização e pela falta de transparência na condução dos processos anteriores.

A frustração ainda é presente entre os candidatos que, depois de meses de estudo e preparação, viram o concurso anterior ser suspenso após denúncias de possíveis fraudes. A situação levantou questionamentos sobre a credibilidade da gestão municipal na organização de processos seletivos e reforçou a sensação de insegurança entre aqueles que aguardam uma oportunidade no serviço público.

Esse é o caso de Ivan Ribeiro de Brito, 50, que participou de um concurso anterior ao suspenso e até hoje questiona a transparência do certame. Segundo ele, todo o processo foi “estranho”: “Todos os recursos que os candidatos enviaram à banca foram indeferidos, mesmo quando era nítido o erro da questão. Não teve cota para PCD. Teve várias irregularidades e deveria ser anulado também”.

A GAZETA também ouviu diversas pessoas que participaram do concurso suspenso. No entanto, nenhuma delas quis se identificar com medo de repressões e processos judiciais movidos pela prefeitura contra candidatos que se manifestaram publicamente nas redes sociais.

Entre elas, a reclamação é unânime: o estorno do valor pago na inscrição que ainda não foi feito. Ainda assim, a prefeitura afirma que “as taxas de inscrição estão sendo devolvidas a todos os candidatos que solicitaram a restituição dentro do prazo”.

Mesmo em meio à polêmica e tamanha insegurança, a prefeitura afirmou que “o município está plenamente preparado para realizar o novo concurso, que será conduzido em conformidade com todas as normas legais e técnicas”. Nas ruas e nas redes sociais, o sentimento é outro:

“Eu não confio. Eu sou contra a realização deste novo concurso antes de se regularizar completamente o concurso anterior”, afirmou Ivan Ribeiro.

“Depois do ocorrido, difícil acreditar que essa prefeitura é razoável para trabalhar”, disse Wilson Junior.

“Não devolveu o dinheiro e ainda os supostos envolvidos na fraude estão no mesmo lugar”, afirmou Ana Paula da Conceição.

“Mais uma vez só querendo o dinheiro do povo… Vergonha!”, comentou Rafaella Araújo.

Questionado, o Ministério Público afirmou que “o procedimento ainda está em fase preliminar de apuração, inexiste prazo certo para o encerramento das investigações devido à complexidade do caso”.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *