24/04/2025
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Após décadas de espera, expansão dos trens do Alto Tietê enfim sai do papel

Concessão para a Comporte prevê R$ 14,3 bilhões em investimentos, novas estações e redução nos intervalos entre os trens
As passagens em nível de Mogi das Cruzes também deixarão de existir
As passagens em nível de Mogi das Cruzes também deixarão de existir - Foto: Bruno Arib - Arquivo GAZETA

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Depois de décadas de espera, um passo concreto rumo à reforma da rede ferroviária que atende Mogi das Cruzes e o Ato Tietê foi dado finalmente. A concessionária Comporte Participações S.A será responsável pela expansão das linhas 11, 12 e 13 de trens urbanos que atendem a região do Alto Tietê. A empresa apresentou a melhor proposta durante o leilão realizado pelo Governo de São Paulo na sexta-feira (28), na sede da Bolsa de Valores, a B3.

A nova concessionária será responsável por 124 km de extensão de trilhos que ligam a região do Alto Tietê, na Grande São Paulo, à zona leste, e Guarulhos à capital paulista. O investimento previsto do contrato é de R$ 14,3 bilhões com prazo de concessão de 25 anos. O contrato deverá ser assinado até o final do primeiro semestre deste ano.

O Grupo Comporte, que bateu a CCR, é administrado pela família do empresário Nenê Constantino, um dos principais nomes no ramo de transporte do Brasil e fundador da empresa Gol Linhas Aéreas. A empresa vencedora ofereceu desconto de 2,57% sobre as contraprestações que o governo paulista deverá pagar ao concessionário, cujo montante máximo foi calculado em até R$ 1,49 bilhão ao ano. A Comporte também conquistou recentemente a concessão para construir o trem de ligação entre a capital paulista e a cidade de Campinas, no interior de SP.

AVANÇOS ESPERADOS – Na linha 11-Coral, a concessão deve, segundo o projeto, resultar em uma redução no intervalo entre os trens para três minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano e para seis minutos entre Suzano e César de Souza. Além disso, a linha será estendida em 4 km, chegando até a Estação César de Souza, com a ampliação do serviço até a Barra Funda.

O ramal ganhará quatro novas estações, outras 14 serão reformadas, entre elas todas as de Mogi das Cruzes, e três serão reconstruídas. Também serão eliminadas todas as passagens em nível existentes, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas.

Para a linha 12-Safira, o intervalo entre as estações Brás e Itaquaquecetuba será reduzido de cinco para 3m15 e, entre Itaquaquecetuba e Suzano, de dez para 6,5 minutos. A linha ganhará 2,7 km de novos trilhos, chegando até Suzano, e contará com duas novas estações. Haverá integração com a Linha 13-Jade e com a Linha 2-Verde do Metrô. Além disso, uma estação será reconstruída e outras 12 passarão por reformas.

Já a linha 13-Jade terá o intervalo reduzido para 10 minutos e o ramal será ampliado até Bonsucesso, totalizando 15,6 km de novos trilhos. A linha terá seis novas estações, além de três reformadas. O Expresso Aeroporto passará a operar com viagens a cada 30 minutos no horário de vale e 1 hora no horário de pico, incluindo uma nova parada na estação Gabriela Mistral, que permitirá integração com a Linha 2-Verde do Metrô e a Linha 12-Safira.

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