Nesta madrugada (19), um apagão cibernético atingiu computadores e afetou diversos setores do mundo, como aeroportos, bancos e saúde. No Brasil, muitos clientes relataram que alguns aplicativos bancários estavam fora do ar. O site Downdetector, que acusa problemas em canais digitais, apontou reclamações em pelo menos quatro instituições financeiras: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next.
O aeroporto de Viracopos, em Campinas, teve alguns voos atrasados por conta da pane. Segundo a empresa que administra o terminal, o problema que atingiu o mundo todo afetou o sistema da Azul linhas Aéreas, que atende 95% dos voos no local.
O problema afetou também as principais companhias aéreas dos Estados Unidos que cancelaram todos os voos. Outros problemas técnicos foram reportados também em aeroportos da Europa, da Índia, de Hong Kong e Singapura.
O que ocasionou o apagão?
De acordo com as informações iniciais, o problema está relacionado a uma falha em sistemas operacionais da CrowdStrike, uma empresa de segurança cibernética dos Estados Unidos com mais de 20 mil assinantes em todo o mundo e que presta serviço para a Microsoft.
Em sua conta no X, o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, informou que a empresa sofreu uma interrupção nos serviços por conta de uma atualização no sistema.
De acordo com o último alerta da empresa, houve uma falha no software amplamente utilizado conhecido como sensor “Falcon”, que afetou a plataforma de computação em nuvem Azure da Microsoft, muito utilizada por diversas empresas para armazenamento de informações.
O Falcon é projetado para melhorar a segurança de sistemas como o Azure e auxiliar na detecção de possíveis invasões por hackers. No entanto, a falha resultou no travamento do Microsoft Windows, que exibiu uma tela azul. Consequentemente, os aplicativos Microsoft Teams, PowerBI e Fabric começaram a enfrentar problemas de instabilidade.
Por volta das 8h, no horário de Brasília, a Microsoft anunciou que o problema que causou a interrupção havia sido corrigido. No entanto, a empresa alertou que ainda há “impactos residuais da interrupção cibernética” afetando alguns aplicativos do Office 365 (plataforma da Microsoft) e outros serviços.
Até o momento não há indícios de que o apagão tenha acontecido por conta de um ataque hacker.