Durante todo o dia desta quarta-feira (15), o Alto Tietê está vivenciando uma grande operação policial, denominada “Operação Impacto Integrada do Alto Tietê”. Com o objetivo de combater o índice de roubos na região, a força-tarefa é coordenada pelo CPA-M12 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana Doze) e conta com a colaboração de diversas equipes da segurança pública.
A ação ocorre simultaneamente em todas os municípios da região desde às 6h da manhã, com fim previsto para 3h da madrugada desta quinta-feira (16). Ela conta com reforço de unidades especializadas, como Batalhões de Choque, Regimento da Polícia Montada “9 de Julho”, Batalhão da Polícia Rodoviária e Batalhão de Policiamento de Trânsito, além de guardas municipais, como a de Itaquaquecetuba, Suzano e Mogi das Cruzes.
De acordo com o comandante da GCM mogiana, Walter Siqueira, estão sendo realizados bloqueios e intensificação do patrulhamento em pontos estratégicos com maior incidência de furto e roubo. Não foi divulgado o número oficial de agentes que foram mobilizados para a operação.
Em nota destinada à imprensa, o comandante do CPA-M12, Coronel Wagner Giurni Gomes, ressaltou que o planejamento de ações como essa só é possível utilizando uma base de dados sólida, que por sua vez só existe se, quando vítimas, os munícipes derem andamento às denúncias.
“Aproveitando a oportunidade, reforça-se que o planejamento das ações de patrulhamento é elaborado, principalmente, com base nos registros de fatos criminais verificados, sendo assim, em caso de crime, além do acionamento da Polícia Militar, por meio do telefone de emergência 190, é muito importante que se realize o registro do delito na Polícia Civil, o que pode ser feito em muitos casos eletronicamente”, acrescenta o comunicado.