sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

À luz de lampião

As antigas promessas de melhorias nas linhas 11, 12 e 13 é pauta do editorial desta semana
Da Redação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Às 20h30 do dia 1º de setembro de 1910, à luz de um lampião, na esquina das ruas José Paulino e Cônego Martins, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, um grupo de operários fundava o Sport Club Corinthians Paulista, que na última quinta-feira, 27 de março, conquistou o seu 31º título do Campeonato Paulista.

No dia seguinte, sexta-feira, 28, uma outra instituição nascida em 1910 viveu um marco em sua história que, espera-se faça os moradores do Alto Tietê tão felizes quanto os corinthianos que celebram mais um caneco. Pois desde que entrou em operação até Mogi das Cruzes naquele longínquo início de século 20, os mogianos, suzanenses, poaenses e cidadãos de toda região aguardam a modernização prometida.

Pelo menos desde a década de 90, os usuários da hoje CPTM, antiga CBTU e mais antiga ainda Estrada de Ferro Central do Brasil, já perderam a conta de quantas promessas foram feitas de fim das cancelas que travam o trânsito e dificultam o desenvolvimento das cidades. Promessas de construção de viadutos, de estações mais modernas, de chegada do trem até César de Souza também nem se fale.

Nesta sexta, saiu o leilão de concessão das linhas 11, que serve a Mogi, 12, que serve a região de Itaquaquecetuba e 13, que chega a Guarulhos. Que desta vez as promessas se tornem de fato realidade. A região merece um transporte de qualidade. A implantação da linha de trem em 1910 gerou o desenvolvimento da região. Cidades nasceram em torno das linhas de trem. Que a privatização seja um novo marco nesse desenvolvimento.

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -